29/03/2024

zigzagdoesporte.com.br

A sua revista eletrônica do esporte

BURLE, MAYA E RECORDE

3 min read

Do ZigZag do Esporte.

Recorde no Surf.

BY EDISON LEITE

Published 

Carlos Burle pode ter quebrado o recorde de Garret McNamara.

Reprodução Instagram

Nessa segunda-feira [28/10], depois de resgatar Maya Gabeira, Carlos Burle pode ter quebrado o recorde que McNamara conseguiu na onda de Nazaré, em 2011.

Após resgatar Maya e encaminhá-la ao hospital de Leiria, Carlos Burle declarou: “Foi uma situação horrível. Graças a Deus que ela está viva, caso contrário nada disso valeria a pena”. A onda que derrubou Maya foi realmente sinistra.

EFEMaya Gabeira é resgatada desacordada. Foi encaminhada ao hospital, mas passa bem.

Havia tantos bumps [pequenas ondas que formam lombadas na parede da onda] que ela fraturou o pé num dos fortes impactos. O resgate feito por Burle foi complexo. Ao visualizar sua posição depois dela ter caído reparou que ela estava fazendo exercícios de respiração. Hiperventilando. Burle viu que ela tomaria as outras ondas na cabeça, mas estava bem. O problema é que a onda seguinte que a atingiu a deslocou por quase toda a praia e Burle não pode encontrá-la rapidamente. Ao encontrá-la, com ajuda da multidão que apontava sua localização desde o penhasco, Burle não pode colocá-la no sled [plataforma rebocada atrás do jetski] e lançou o cabo. Maya foi rebocada até a praia, fazendo quase todo percurso submersa. Já perto da areia Maya largou a corda. Fraturas podem causar desfalecimento e isso, além de todo esforço e falta de oxigênio, devem ter feito com que desmaiasse. Burle saltou do jetski e levou Maya até a areia, onde aplicaram técnicas para ressuscitarão cardiopulmonar. “Um tornozelo quebrado, mas nada de mais”. É assim que Maya comentou nas redes sociais o que lhe aconteceu esta manhã. Assista ao vídeo do resgate. 

ONDAS GIGANTESCAS

O editor da Revista Surf Portugal, João Valente, disse que as ondas estavam realmente enormes e que os surfistas droparam as massas de água com uma atitude comedida, procurando não se arriscar demais. “Scooby e Cesarano, Koxa… todos que surfaram hoje, me disseram que pegaram as maiores ondas da vida deles. Ouvi isso pensando que ainda são jovens, mas quando Burle comentou a mesma coisa vi que não era apenas impressão de quem estava fora d’água. As ondas estavam realmente fora das proporções normais, mesmo para esse pico”, me disse Valente que chegou ao local logo depois do acidente com Maya.

O havaiano, Garrett McNamara de 46 anos, lamentou o incidente com Maya Gabeira, de 26 anos, reconhecendo que a brasileira, apesar de ter sido hospitalizada depois de cair numa onda e tomar outras na cabeça, acabou por ter sorte. “Maya caiu no único lugar onde ninguém quer cair e teve muita sorte de não ter ido para as rochas”, disse o surfista de ondas grande que em janeiro de 2013 surfou uma onda que causou polêmica. Toda a discussão sobre o tamanho da onda fizeram com que ele a retirasse da competição Billabong XXL Global BigWave Awards.

“Este lugar é mais poderoso do que em qualquer outra parte do mundo, é muito perigoso, mas também desafiador. Vejo qual será a melhor onda e espero pela segunda ou pela terceira, porque, se correr mal, não levo as outras na cabeça. O segredo é estar concentrado e só surfar se for para me divertir”, declarou McNamara que não sentiu segurança para surfar hoje e atuou apenas no resgate.

Burle ainda pode voltar ao outside e surfar uma onda. “No final pedi para pegar uma onda, quando todos já estavam saindo. Peguei uma onda muito boa, acho que foi a recompensa”. Agora a lista das concorrentes à maior onda deve aumentar. O julgamento é sempre uma questão polêmica, mesmo com toda tecnologia hoje disponível. Mas, na minha opinião, aquelas ondas têm todas quase o mesmo tamanho: MOSNTRUOSAS.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.