07/12/2025

zigzagdoesporte.com.br

A sua revista eletrônica do esporte

Líder do Tour tentou futebol e já venceu campeonato com bicicleta emprestada da irmã.

3 min read

Leonardo Perri, do ESPN.com.br

622 5e62df10 a0bd 3ea8 ac9b 998d7ce4a8f3
Melhores momentos da 2ª etapa do Tour de France, vencida por Peter Sagan

Após quatro etapas realizadas no Tour de France, o líder na classificação e por enquanto dono da camisa amarela é o eslovaco Peter Sagan. O ciclista, que é conhecido por seu enorme talento, é considerado uma das grandes promessas do ciclismo mundial, que por pouco não seguiu outro esporte.

Nascido no dia 26 de janeiro de 1990 em Zilina, uma pequena cidade de 120 mil habitantes no noroeste da Eslováquia, Sagan viveu sua infância ao lado de seus dois irmãos Milan, Juraj e de sua irmã Danka. Os três passavam a maior parte do dia tomando conta de uma mercearia juntamente com os pais – Lubomir e Helana – no centro da cidade.

Sua primeira incursão pelo mundo dos esportes foi no futebol. Sua vó o colocou em uma escolinha para jogar pelo Zilina FC, clube da cidade. No entanto, a experiência durou pouco. Uma semana depois de começar a treinar na equipe, desistiu pelo fato de o local de treinos ser muito distante de sua casa.

Por acaso, escolheu andar de bicicleta, e com a ajuda do pai, encontrou nela o seu futuro. Os primeiros passos foram iguais ao de quem aprende a andar na bike. Rodinhas no início para manter o equilíbrio e depois sem elas.

Tinha sete anos quando o clube de ciclismo da cidade organizou uma corrida em um parque florestal. O pai inscreveu Sagan e seu irmão – Juraj -, e o resultado foi o melhor possível. Os dois venceram suas categorias, e ali se via o grande potencial de Sagan, rapidamente observado pelos donos do clube, que logo levaram o garoto para o mundo das competições.

Sagan passou a competir tanto em campeonatos de mountain bike como de ciclismo de estrada. E ficou conhecido por seu estilo peculiar e pouco convencional em cima da bicicleta: tênis, camisa de manga curta e apenas água para se hidratar durante as provas.

Mas a maior história aconteceu na Copa da Eslováquia. Sagan apareceu para a disputa com uma bicicleta emprestada pela irmã para competir. Resultado: ganhou a corrida apesar de fazer todo o percurso com uma bike comprada em um supermercado com freios pobres e engrenagem limitada.

GETTY IMAGES

Peter Sagan é o atual líder do Tour de France
Peter Sagan é o atual líder do Tour de France 

Daí em diante, sua carreira decolou. Fez história nos campeonatos juvenis de ciclismo, e a partir de 2009, ingressou no profissionalismo. Até agora, vestiu por 45 oportunidades uma camisa em alguma competição, mas sua especialidade é a verde. Vestiu ela em 20 oportunidades, ora como líder por pontos, ora por ser o melhor sprinter.

Sua estreia em grandes voltas ocorreu em 2011 quando disputou a Vuelta a Espanha e conquistou três vitórias – 6ª, 12ª e 21ª etapas, vestindo a camisa verde na oitava. No ano seguinte, competiu no Tour de France e terminou com camisa verde ao final das 21 etapas.

De 2012 em diante, Peter Sagan pode dizer que a camisa verde no Tour de France é propriedade sua. Até 2015, em todas as edições da volta mais tradicional do ciclismo mundial, quem vestiu a camiseta de líder por pontos foi o eslovaco.

Neste ano, pela primeira vez vestiu a camisa amarela em um Tour de France, venceu a segunda etapa e quer continuar surpreendendo a todos. O Tour ainda está longe de terminar, e provavelmente Sagan não vá manter a posição até o fim, mas pode dizer com orgulho que já fez história na França.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.