19/10/2024

zigzagdoesporte.com.br

A sua revista eletrônica do esporte

João Fonseca, carioca de 16 anos, jogará chave principal do Rio Open. VEJA!

3 min read

Por Carlos Fiúza de Salvador para o Zigzagdoesporte.com.br

Foto:Alexandre Cassiano.

João Fonseca foi sparring na edição de 2022 do Rio Open
Brasileiro quer enfrentar e seguir os passos do ex-wild card Alcaraz, hoje número 1 do mundo e atual campeão do torneio.

Há três anos, o então número 406 do ranking da ATP, Carlos Alcaraz, ainda com 16 anos, recebeu o convite para disputar a chave principal do Rio Open e alcançou sua primeira vitória como profissional. O palco continuou relevante para o espanhol, que aqui conquistou seu primeiro título de ATP 500, dois anos mais tarde, como parte da ascensão meteórica que culminou no título do US Open e na liderança do ranking mundial. Na edição deste ano, outro jovem muito promissor terá a oportunidade de trilhar caminho semelhante: o brasileiro João Fonseca.

Com os mesmos 16 anos que Alcaraz tinha há três edições, João é o primeiro carioca a entrar na chave principal do Rio Open, que acontecerá entre 18 e 26 de fevereiro no Jockey Club Brasileiro, na Gávea. Todos os ingressos já estão esgotados.

O convite é um passo na trajetória bem próxima que o tenista carioca tem com o torneio. João já assistiu a alguns dos principais nomes do circuito por aqui como espectador e, no ano passado, atuou como sparring.

— Esse wild card foi uma surpresa para mim. Estou muito feliz. Fui a todas as edições, vi Nadal, Ferrer, Alcaraz ganharem… No ano passado, treinei contra vários jogadores top 100 e, neste ano, terei a oportunidade de jogar contra eles — comemora João ao GLOBO. — Estou pronto para dar o meu melhor no torneio que sempre sonhei jogar.

O carioca tem mais nomes de peso nos quais se inspirar. O norueguês Casper Ruud e o canadense Felix Auger-Aliassime, ambos sólidos no top 10 mundial, já participaram do Rio Open como convidados da IMG.

João, que é hoje o melhor brasileiro do ranking da ITF, fez parte da equipe que em 2022 conquistou o inédito título da Copa Davis Junior para o Brasil. No fim do ano passado, tornou-se o primeiro tenista nascido em 2006 a ganhar uma partida em um torneio da categoria Challenger. E, agora, terá a chance de jogar, pela primeira vez na carreira, a chave principal de um ATP 500.

— O ano de 2022 foi muito importante para minha evolução, tudo aconteceu muito rápido. Sei que estou no caminho certo — diz João.

Nomes importantes confirmados

 

Este Rio Open também será marcante para outro brasileiro: Thomaz Bellucci, de 35 anos, anunciou na última semana que se aposentará do circuito após o torneio carioca. Principal nome do país no tênis masculino depois da era Guga, ele tem quatro títulos de ATP 250 no currículo e um número 21 no ranking como melhor marca da carreira. Foi vice do Rio Open em 2019, ao lado de Rogério Dutra Silva nas duplas masculinas.

— Gostaria de jogar o meu último torneio e me despedir do tênis perto das pessoas que fizeram parte dessa jornada, então agradeço ao Rio Open pela oportunidade de me despedir em casa — disse Bellucci.

Mantendo uma tradição dos últimos anos, o torneio terá a presença de alguns dos nomes mais relevantes do circuito. Estão confirmados, por ora, o britânico Cameron Norrie (número 14 do mundo), o italiano Lorenzo Musetti (23º), o argentino Diego Schwartzman (25º) e o austríaco Dominic Thiem (103º). Além, é claro, da grande estrela e atual campeão, Alcaraz.

Se o espanhol cruzar o caminho do carioca João Fonseca, será motivo de festa, como ele mesmo garante:

— Não tenho preferência de adversário, só quero chegar lá e dar o meu melhor. Mas seria muito legal jogar contra o Alcaraz.

 

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.