18/10/2024

zigzagdoesporte.com.br

A sua revista eletrônica do esporte

Por Carlos Fiúza de Salvador para o Zigzagdoesporte.com.br

Atlético-BA 0 x 1 Náutico – Timbu larga com pé direito

Náutico iniciou bem a Copa do Nordeste. Neste domingo, o Timbu visitou o Atlético-BA no Carneirão, em Alagoinhas, e largou com pé direito ao vencer por 1 a 0 na partida de estreia; gol marcado por Júlio, ainda durante o primeiro tempo, deu a vitória.

Com o resultado positivo conquistado fora de casa, o Timba soma seus primeiros três pontos e já assume, provisoriamente, a liderança do Grupo B da Copa do Nordeste, pois os adversários tropeçaram no primeiro jogo. O Carcará, por outro lado, fica na lanterna do Grupo A, já que todos os rivais da sua chave pontuaram. Os pernambucanos voltam a campo pelo regional no dia 4 de fevereiro, frente ao CRB nos Aflitos, às 17h30, já os baianos visitam o Sergipe, no dia 5, às 16h na Arena Batistão.

A partida começou bastante intensa e com superioridade do Atlético, que teve a primeira boa chance quando Danilo Sousa chutou de fora da área e com liberdade, mas Vágner espalmou. O Náutico mostrou forças para reagir e, inspirado por ir à semifinal da Copa do Nordeste na temporada passada, abriu o placar. Em contra-ataque letal, Paul Villero serviu Júlio, que disparou e bateu na saída do goleiro.

Atlético-BA Náutico Copa do Nordeste
Atlético-BA e Náutico estrearam na Copa do Nordeste (Foto: ASCOM/AAC)

A vantagem no marcador deu mais tranquilidade aos comandados por Dado Cavalcanti, que permaneceram pouco criativos, porém muito seguros na defesa. Apesar da postura sólida, o Carcará reclamou de um pênalti do goleiro, contudo nada foi marcado.

Na volta para a etapa final, os atleticanos tiveram três modificações: saíram Paulinho, Leandro Sobral e Gian Lucas, tendo Van, Jeferson e Gustavo acionados, respectivamente. No começo do segundo tempo, Danilo Sousa teve nova boa chance, mas isolou sozinho e perdeu o lance de forma inacreditável.

O melhor momento do Náutico nos últimos 45 minutos veio quando Fernando Neto, substituto de Matheus Carvalho, saiu de frente ao gol, no entanto a arbitragem marcou impedimento erradamente. Os baianos tentaram a última pressão, porém sem êxito na pontaria e o jogo não teve novas alterações no placar.

 

Ceará e Bahia são surpreendidos na estreia

sampaio2
Sampaio bateu Bahia na estreia da Copa do Nordeste no Castelão (Foto: Ronald Felipe/SCFC).

A rodada de abertura da Copa do Nordeste 2023 foi concluída neste domingo com quatro jogos. Abrindo o dia, a única vitória de um visitante foi do Náutico, que bateu o Atlético-BA por 1 a 0 no Carneirão, o que se repetiu com o CRB contra o Sergipe no Rei Pelé. Mais tarde, o Ferroviário surpreendeu e derrotou o Ceará em clássico estadual por 3 a 0, enquanto o Sampaio Corrêa superou o Bahia pelo placar mínimo.

Após iniciar a temporada sendo derrotado na estreia do Pernambucano, o Náutico chegou ao quarto duelo consecutivo sem perder. A abertura na Copa do Nordeste para o Timba marcou o único triunfo de um visitante, até o momento, no regional, com gol de Júlio; resultado o deixou na liderança do Grupo B, ficando isolado no topo depois de seus adversários tropeçarem. O Atlético-BA, por outro lado, é lanterna no Grupo A, já que todos os rivais pontuaram. Os alvirrubros recebem o CRB, nos Aflitos, às 17h30 do dia 4 de fevereiro, já os atleticanos visitam o Sergipe, na Arena Batistão, às 16h do dia 5.

Apesar de ter iniciado bem o Alagoano, vencendo as primeiras duas partidas, o CRB sofreu para derrotar o Sergipe. Num primeiro tempo bastante equilibrado, que inclusive ficou zerado, os regatianos melhoraram durante a segunda etapa e levaram a melhor com gol de Juninho Valoura. A vitória deixou o Galo da Pajuçara na 4ª posição do Grupo A junto ao Sampaio Corrêa, somando três pontos, mas à frente pelos cartões amarelos, já o Gipão ocupando a mesma colocação ao lado do Bahia, porém em vantagem pelo mesmo critério citado anteriormente.

FERRÃO VENCE CLÁSSICO

No primeiro dos confrontos estaduais previstos à fase de grupos, o Ferroviário foi soberano dentro de campo e atropelou o Ceará. Com novo show de Ciel, que marcou duas vezes, o time coral manteve o bom início em 2023 e mostrou superioridade do início ao fim; Erick Pulga fechou o placar na abertura da Copa do Nordeste. O triunfo deixou o Ferrão no topo do Grupo A pelo saldo de gols, enquanto o Vozão fica na última posição do Grupo B. O Ferrim agora encara o Bahia, na Arena Fonte Nova, às 20h30 do dia 4 de fevereiro, já os alvinegros recebem o Sampaio Corrêa, no mesmo dia, mas às 17h30.

O Sampaio Corrêa manteve o histórico contra o Bahia, em jogos oficiais como mandante, de nunca ter sido derrotado. Desta vez, no Castelão em São Luís, o Paio superou o Esquadrão pelo placar mínimo com gol ainda durante a etapa inicial: Vinícius Alves, reforço para esta temporada, foi quem balançou as redes. A Bolívia Querida fica na 5ª posição e somando três pontos no Grupo A, enquanto o Tricolor de Aço ocupa o mesmo posicionamento no Grupo B da Copa do Nordeste.

Sampaio Corrêa-MA 1 x 0 Bahia-BA – Bolívia é eficiente e manteve tabu.

Jogando um futebol eficiente, o Sampaio Corrêa-MA estreou com vitória na Copa do Nordeste. Diante do Bahia-BA, o Paio soube sofrer e, de quebra, aproveitou a sua única chance para sair com uma vitória por 1 a 0. Desta forma, soma três pontos e larga com o pé direito no Nordestão, enquanto o Tricolor de Aço segue empacado sem pontuar.

Mesmo jogando em seus domínios, o Sampaio Corrêa-MA adotou uma postura mais cautelosa para enfrentar o Bahia-BA. Desta forma, o Tricolor de Aço, mesmo visitante, era quem tomava a iniciativa e criava as principais ações do jogo. Na primeira boa chance, Chávez entrou pelas costas da zaga mandante e quase abriu o marcador. Pouco depois, Biel obrigou Luiz Gustavo a fazer boa defesa.

Aos 19 minutos, os visitantes tiveram a sua melhor chance na primeira etapa. Após entrar na área, Chávez foi derrubado e sofreu pênalti. Na cobrança, Luiz Daniel defendeu chute de Mugni. Aos 27, o arqueiro da Bolívia fez mais uma boa defesa, agora em chute de Kayky. Aos 40, ele mandou por cima após vencer a marcação em boa jogada individual.

sampaio1
Sampaio Corrêa-MA vence o Bahia-BA no Castelão (Fotos: Ronald Felipe / ASCOM SCFC)

E, se faltou eficiência do lado baiano, não faltou para os maranhenses. Aos 43, Vinícius Alves aproveitou lambança do sistema defensivo baiano e abriu o placar, deixando a Bolívia Querida na frente ainda no primeiro tempo. O empate poderia ter vindo aos 46 minutos, em lance de Biel, mas o atacante foi pego em impedimento.

Na volta dos vestiários, o panorama não mudou. Fechado em seu campo, a Bolívia Querida seguia jogando por uma bola. Desta vez, para matar o jogo com o 2 a 0 no placar. O Esquadrão, por outro lado, ainda conseguia chegar e chutar, mas com menos facilidade em relação à primeira etapa. Ainda assim, desperdiçou algumas oportunidades para empatar. Com isso, o placar não mudou.

PRÓXIMOS JOGOS

Sampaio Corrêa-MA e Bahia-BA voltam a campo apenas em fevereiro pela Copa do Nordeste. Ambos os jogos serão realizados no primeiro sábado do próximo mês, o dia 4. Às 17h30, a Bolívia Querida medirá forças diante do Ceará-CE, que busca a sua recuperação no torneio, no Estádio Castelão, em Fortaleza-CE. Mais tarde, às 20h30, o Tricolor de Aço recebe o Ferroviário-CE na Arena Fonte Nova, em Salvador-BA.

FICHA TÉCNICA
Sampaio Corrêa 1 x 0 Bahia
Copa do Nordeste – 1ª rodada

Local: Estádio Castelão, em São Luís (MA)
Data: 22/01/2023 (domingo)
Horário: 19h
Árbitro: Rodrigo José Pereira de Lima (PE)
Assistentes:  Francisco Chaves Bezerra Junior (PE) e Ricardo Bezerra Chianca (PE)
Quarto árbitro: José Henrique de Azevedo Junior (MA)
Cartões amarelos: Kanu, Acevedo e Daniel (Bahia) / Nadson e Emerson Souza (Sampaio Corrêa)
Gol: Vinícius Alves (Sampaio Corrêa)

Sampaio Corrêa: Luiz Daniel; Mateus Ludke (Yann), Allan Godói, Joécio e Vitinho; Wesley Dias (Emerson Souza), Eloir (Maurício) e Nadson (Rafael Vila); Pimentinha, Matheus Martins (Gabriel Silva) e Vinícius Alves. Técnico: Felipe Conceição.

Bahia: Bahia: Marcos Felipe; Doulgas Borel, Kanu, Raul Gustavo e Chávez (Ryan); Rezende (Diego Rosa), Acevedo e Mugni (Vitor Jacaré); Biel, Kayky (Daniel) e Everaldo (Ricardo Goulart). Técnico: Renato Paiva.

 

 

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.