18/04/2024

zigzagdoesporte.com.br

A sua revista eletrônica do esporte

Atual campeã, Rafaela Silva fica sem medalha no Mundial de judô da Rússia

3 min read

Do Zigzagdoesporte.com.br por ESPN.com.br.

DIVULGAÇÃO

Rafaela Silva caiu diante de Dorjsürengiin Sumiyaa, da Mongólia, no Mundial de Judô
Rafaela Silva caiu diante de Dorjsürengiin Sumiyaa, da Mongólia, no Mundial de Judô

A imagem já ficou eternizada na história esportiva brasileira. Ajoelhada, aos prantos, Rafaela Silva se tornava a primeira mulher do país a conquistar uma medalha de ouro no Mundial de judô, no ano passado, no Rio de Janeiro. Exatos 364 dias depois do maior sucesso de sua carreira, a carioca deitou mais uma vez no dojô, novamente com lágrimas nos olhos, mas dessa vez de tristeza ao ver o sonho do bicampeonato terminar nas quartas de final.

Na madrugada desta quarta-feira em Chelyabinsk, na Rússia, Rafaela tentava igualar João Derly, o único bicampeão mundial do judô brasileiro, mas, nem mesmo com uma chave desenhada para o feito, ela conseguiu repetir o êxito do Mundial do ano passado e saiu da disputa sem medalha.

Rafaela entrou no dojô com seu nome estampado em branco dentro de um quadrado vermelho, e um “BRA” também em vermelho nas costas. As indicações no quimono deixavam claro: ali estava a atual campeã.

A estreia na categoria até 57 kg foi tranquila. Com quatro advertências em menos de 2min, a brasileira, que ainda tinha um yuko a seu favor, não teve trabalho para superar a eslovena Vlora Bedeti.

A segunda adversária foi a austríaca Tina Zeltner. Dessa vez, cinco minutos de combate. Rafaela, de novo, vencia graças a uma punição aplicada contra a europeia, mas, nos instantes finais, somou um yuko e garantiu sua segunda vitória.

Enquanto isso, a supercampeã Kaori Matsumoto (ouro nos Jogos Olímpicos de Londres-2012 e no Mundial de Tóquio-2010), a alemã Miryam Roper, atual número 1 do mundo, e a americana Marti Malloy, vice-campeã mundial no Rio no ano passado, ficaram pelo caminho.

GETTY

Rafaela Silva era a atual campeã Mundial até
Rafaela Silva era a atual campeã Mundial até 57kg 

A chave parecia tranquila, mas Rafaela não esperava que Dorjsürengiin Sumiyaa, da Mongólia, acabasse com o sonho do bi. A rival foi melhor em todo o combate, que tinha um wazari para cada lado, mas a brasileira, com duas punições contra uma da adversária, acabou superada. Ao fim do combate, ela desabou no dojô, em cena semelhante ao do Mundial do ano passado, mas sem o mesmo final feliz.

Rafaela ainda tinha a chance de lutar pelo bronze através da repescagem. Começou bem, passando pela suíça Fabienne Kocher, mas, na luta pela medalha, acabou derrotada pela francesa Automme Pavia, que levou a melhor por uma punição dada à brasileira já no golden score.

Derrota na estreia no feminino
Parecia que o caminho Ketleyn Quadros, também na categoria até 57 kg, seria tranquilo. Depois de folgar na primeira rodada, a medalhista de bronze nos Jogos de Pequim-2008 escapou da favorita romena Carina Caprioru, prata nos Jogos Olímpicos de 2012 e bronze no Mundial de Paris (2011), que perdeu na estreia para Chen-Ling Lien, do Taipei.

Mas a expectativa não se confirmou. Depois de alguns segundos de efetividade, a brasileira se mostrou apática e, graças a uma punição, foi superada por Lien, dando adeus ao Mundial logo em sua primeira luta.

Derrota na estreia no masculino
Já a participação de Alex Pombo no Mundial não passou da primeira luta. Atual campeão pan-americano e quarto colocado no ranking mundial, o brasileiro perdeu na estreia para o belga Dirk Van Tichelt na categoria até 73 kg.

Pombo começou dominando a luta e foi soberano no início. Mas, faltando 2min58, deixou espaço para o belga, que aproveitou e conseguiu a imobilização. Como o brasileiro não conseguiu sair da posição após 20s, o europeu marcou um ippon, ganhando a luta.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.