27/02/2024

zigzagdoesporte.com.br

A sua revista eletrônica do esporte

Acompanhe mais uma rodada das eliminatórias europeias para 2014; confira

6 min read

Do ZigZag do Esporte.

Eliminatórias europeias.

Rússia faz o seu papel, assegura vaga na Copa e manda Portugal para playoffs.

Montagem ESPN/Getty

Rússia fez sua parte, se garantiu na Copa e mandou Portugal para a repescagem
Rússia fez sua parte, se garantiu na Copa e mandou Portugal para a repescagem

 

Em 1994, Oleg Salenko marcou cinco gols num só jogo e entrou para a história das Copas. Depois de oito anos, foi a vez de Dmitri Sychev, 18, chegar com candidato a sensação e deixar o Mundial praticamente sem ser notado. Qual será o personagem da vez? Conforme esperado, a Rússia confirmou nesta terça-feira a sua volta à competição, empatando com Azerbaijão em 1 a 1 fora de casa e mandando Portugal para os playoffs.

A julgar pelo seu desempenho ao longo da fase de grupos, a defesa russa promete ser uma das atrações no Brasil, no ano que vem. Em 10 partidas, a retaguarda comandada pelo excelente goleiro Igor Akinfeev sofreu apenas cinco gols.

Mesmo atuando fora de casa, a sua meta quase passou mais uma vez batida na última rodada das Eliminatórias europeias. Na frente, Roman Shirokov fez ainda no primeiro tempo, em chute de fora da área aos 16 minutos, e abriu o placar o time comandado por Fabio Capello. Javadov deixou tudo igual nos acréscimos.

Azerbaijão contava com uma motivação extra para tentar complicar a vida da Rússia, com um prêmio de 127 mil euros a ser distribuído pelo time. O confronto aconteceu em meio a uma confusão generalizada que tomou conta das ruas de Moscou desde o início da semana e resultou na prisão de centenas de pessoas pelas autoridades locais.

Simultaneamente a isso, Portugal recebeu Luxemburgo sem Cristiano Ronaldo e Pepe, suspensos, disposto a fazer o impossível: assegurar a vitória, tirar o saldo de gols e ainda torcer para a derrota dos russos.

Não deu. Com Nani carregando a braçadeira de capitão, os lusitanos ganharam por apenas 3 a 0 e fecharam a sua participação nesta fase com mais uma atuação modesta. Os gols foram marcados por Varela, Nani e Postiga.

Os portugueses agora ficam no aguardo do sorteio do adversário na repescagem, a ser realizado na próxima segunda-feira, às 9h (de Brasília).

A Rússia, por sua vez, se reúne às demais classificadas como a 15ª equipe confirmada no Brasil.

 

Bósnia vence e vai à Copa pela primeira vez na história; Grécia pega repescagem.

Foi no sufoco, no aperto, na raça, mas a Bósnia-Herzegovina conquistou a vaga para a Copa do Mundo pela primeira vez em sua história como nação independente. Nesta terça-feira, a equipe dos Balcãs venceu a Lituânia por 1 a 0, fora de casa, e chegou a 23 pontos em 10 jogos no grupo G, terminando na liderança e carimbando o passaporte para o Mundial do Brasil.

Com uma retranca que parecia inabalável, os lituanos seguraram a equipe líder da chave durante todo o primeiro tempo e boa parte do segundo, até duas das estrelas bósnias acharem uma brecha na zaga rival e definirem o jogo. Aos 23 da etapa completementar, Dzeko, do Manchester City, rolou para Ibisevic, do Stuttgart, completar, na pequena área, para o gol.

EFE

Salpingidis (esq) comemora gol da Grécia sobre Liechtenstein
Grécia também venceu, mas terá que disputar a repescagem

Com isso, a Bósnia encerra com chave de ouro uma eliminatória praticamente perfeita: foram oito vitórias, um empate e apenas uma derrota durante toda a fase de classificação para a Copa. A equipe ainda contou com um ataque avassalador, autor de 30 gols em 10 jogos. A defesa também foi bem, sendo vazada em apenas seis ocasiões.

Também na chave G, a Grécia irá disputar a repescagem para tentar uma vaga no Mundial. A equipe helênica, que disputou a Copa da África do Sul, em 2010, venceu Liechtenstein por 2 a 0 e também foi a 23 pontos, mas ficou atrás dos bósnios no saldo de gols, terminando na segunda posição.

Os gols da partida foram marcados por Salpingidis, no início do primeiro tempo, e Karagounis, na etapa final. Os gregos terminam a fase de classificação com campanha idêntica à da Bósnia (oito vitórias, um empate e uma derrota), mas fizeram apenas 12 gols, contra os 30 da equipe rival.

Agora, enquanto os bósnios festejam, a Grécia aguarda para saber quem será seu adversário na repescagem. O sorteio será realizado no dia 21 de outubro, na sede da Uefa (União das Federações Europeias de Futebol), na Suíça.

 

Turquia perde da Holanda, e Romênia vai para repescagem da Copa.

 

Getty

Romênia venceu a Estônia, contou com tropeço da Turquia e se garantiu na repescagem
Romênia venceu a Estônia, contou com tropeço da Turquia e se garantiu na repescagem

A Romênia venceu a Estônia por 2 a 0, nesta terça-feira, em Bucareste e contou com uma derrota da Turquia por 2 a 0 para a Holanda, em Istambul, para se classificar à repescagem para a Copa do Mundo do Brasil-2014.

O atacante do Getafe Marica, de pênalti, no primeiro tempo e com bola rolando, na etapa final, fez os gols dos romenos, fora da Copa desde 1998, na França, quando chegaram às oitavas de final. Já garantida no Mundial com a melhor campanha do grupo D e de toda a eliminatória, com 28 pontos, a Holanda venceu com gols de Robben e Sneijder e eliminou os turcos, que se classificariam com três pontos.

No fim, a Romênia ficou com 19 pontos, seguida pela Hungria, que nesta terça venceu Andorra por 2 a 0, com 17 e pela Turquia, com 16. Estônia, com sete pontos e Andorra, com nenhum, amargaram as últimas posições.

Os oito melhores segundo colocados dos nove grupos das eliminatórias europeias avançam agora para a repescagem dividindo-se em dois grupos: de um lado, as seleções mais bem posicionadas no ranking da Fifa e do outro, as demais equipes. A Romênia deve ficar na chave dos piores colocados do ranking.

 

Zebra, Islândia conquista vaga na repescagem para a Copa; Suíça termina invicta.

Getty

Sigthorsson (centro) comemora seu gol pela Islândia contra a Noruega
Islândia tem chance de conquistar vaga na Copa do Mundo pela primeira vez na história

Além da Bósnia, que confirmou sua classificação para a Copa do Mundo de 2014 nesta terça, outra seleção pode ir para um Mundial pela primeira vez na história. Jogando fora de casa, a Islândia conquistou um empate por 1 a 1 com a Noruega e terminou na segunda colocação do grupo E das eliminatórias europeias, ganhando o direito de disputar a repescagem.

Os islandeses começaram a rodada no segundo lugar, com 16 pontos em nove jogos, e dependiam de uma vitória para ratificarem a vaga na repescagem. A missão começou bem, quando Sigthorsson abriu o placar logo aos 12 minutos do primeiro tempo, mas os donos da casa igualaram aos 30, com Braaten.

Na segunda etapa, porém, a Islândia, que é apenas 54ª no ranking da Fifa, montou uma retranca intransponível e segurou o 1 a 1 na base da raça, chegando aos 17 pontos e conquistando a chance de jogar a vaga na Copa do Mundo.

Getty

Xhaka (esq) e Ziegler comemoram gol da Suíça sobre a Eslovênia, pelas eliminatórias europeias para a Copa do Mundo de 2014
Xhaka (esq) e Ziegler comemoram o gol da Suíça

Os islandeses ainda foram favorecidos pela derrota por 1 a 0 da Eslovênia, que também pleiteava a repescagem, para a Suíça, também nesta terça.

Xhaka marcou o único gol da partida, fazendo os suíços terminarem as eliminatórias de maneira invicta: em 10 partidas, foram seis vitórias e quatro empates. Os eslovenos, por sua vez, acabaram com 15 pontos, na 3ª posição e fora do Mundial.

Agora, a Islândia aguarda para saber quem será seu adversário na repescagem. O sorteio será realizado no dia 21 de outubro, na sede da Uefa (União das Federações Europeias de Futebol), na Suíça.

 

Fonte: espn.com.br

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.