23/04/2024

zigzagdoesporte.com.br

A sua revista eletrônica do esporte

Brasil pode voltar a ter laboratório para teste de doping em duas semanas; confira.

2 min read

Bruno Doro Do UOL, em São Paulo.

  • Gabriel Heusi/Portal Brasil 2016

    Novo Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem, que deve ser recredenciado em maio pela WadaNovo Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem, que deve ser recredenciado em maio pela Wada

O Brasil vai receber os Jogos Olímpicos em 2016. Mas, desde 2012, quando o laboratório Ladetec, do Rio de Janeiro, foi descredenciado pela Agência Mundial Antidoping (WADA), o controle de dopagem do esporte nacional não é feito por aqui. Esse cenário, porém, pode mudar em duas semanas.

Segundo o secretário-executivo do Ministério do Esporte, o Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem (LBCD), que substituiu o Ladetec, está no processo final de recredenciamento. “Já passamos pelas etapas prévias da acreditação. Já temos a autorização para os exames de sangue e todas as auditorias foram realizadas. Nós estamos esperando o dia 13 de maio para receber a confirmação do recredenciamento total”, explicou.

Há dois anos, o laboratório brasileiro perdeu o selo da Wada, após problemas com resultados de exames. Desde então, começou uma reformulação total, começando pelo nome. Ladetec era, na verdade, o nome da área de inovações tecnológicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro: Laboratório de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico.

Gabriel Heusi/Portal Brasil 2016

Novos equipamentos do LBCD foram comprados pelo Ministério do Esporte. Investimento foi de R$ 30 milhões

 

O novo LBCD segue ligado ao Ladetec e dentro da UFRJ. A reforma, que envolveu a construção de um novo prédio no campus da universidade na Ilha do Governador e a aquisição de novos equipamentos, foi toda custeada pelo Ministério do Esporte – o investimento do governo federal gira em torno de R$ 140 milhões. O laboratório reformado já está em funcionamento, realizando os exames necessários para o processo de credenciamento. “O indicativo que temos dos técnicos da Wada é favorável”, completou Leiser.

A entidade internacional, em contato por e-mail com a reportagem do UOL Esporte, confirmou que o processo de recredenciamento evoluiu. “Estamos confiantes que o processo será concluído para os Jogos”, disse a Wada, em nota.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.