09/12/2025

zigzagdoesporte.com.br

A sua revista eletrônica do esporte

A um ano da Olimpíada, Brasil não realizará GP de atletismo por falta de parceiros.

2 min read

Do Zigzagdoesporte.com.br por ESPN.com.br.

WAGNER CARMO/CBAT

Asafa Powell GP Brasil Atletismo 10/08/2014
Asafa Powell, medalhista olímpico nos 100m rasos, participou do GP Brasil de 2014

Na quarta-feira, 5 de agosto, faltará exatamente um ano para o início dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Um dia antes da efeméride, porém, o esporte brasileiro deu mais uma demonstração que engatinha em vários setores.

Nesta terça, a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) anunciou que não realizá o GP Brasil, tradicional torneio realizado desde 1985 que faz parte do World Challenge, com chancela da federação internacional (IAAF).

A CBAt afirma que, desde o início do ano, “buscou a parceria de instituições públicas e privadas, com a intenção de preservar o lugar do país no World Challenge”, inclusive mudando a data da competição de junho para setembro na tentativa de encontrar parceiros que quisessem bancá-la.

Porém, “não houve interesse público ou privado em patrocinar o Meeting”, afirmou o presidente da confederação, José Antonio Martins Fernandes. “Primeiro foi o governo do Pará que avisou da impossibilidade de realizar a competição em Belém; então, tentamos fazer em São Paulo, mas também não conseguimos o apoio necessário”.

Apesar disso, ele prevê a volta do GP Brasil ao calendário exatamente por causa da Olimpíada: “No ano que vem, teremos os Jogos Olímpicos no Rio, certamente haverá interesse na disputa de um evento de alto nível no país”.

“Entendemos, então, que 2015 será apenas uma pausa e que no ano que vem estaremos novamente no circuito da IAAF”, acredita o dirigente.

De 1985 a 1995, São Paulo recebeu o principal evento internacional do atletismo no Brasil no Estádio Ícaro de Castro Mell; de 1996 a 2001, foi a vez do Rio de Janeiro no hoje abandonado Célio de Barros; entre 2002 e 2009 e depois em 2013 e 2014, o Estádio Mangueirão, em Belém, sediou o torneio.

A cidade-sede dos Jogos de 2016 também organizou o Meeting entre 2010 e 2012 no Estádio Olímpico João Havelange, hoje renomeado para Nilton Santos.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.