07/12/2025

zigzagdoesporte.com.br

A sua revista eletrônica do esporte

‘Senhora de 80’, Volta da Espanha festeja com caminhos inéditos e pulveriza briga pelo título

4 min read

Bianca Daga, para o ESPN.com.br.

GETTY

Volta da espanha 2014
Volta da Espanha está completando 80 anos em 2015, com a 70ª edição

Por mais preparação que façam, os 196 ciclistas que disputarão a Volta da Espanha de 2015, a partir deste sábado, devem ter surpresas pela frente. Uma das provas mais importantes do ciclismo mundial, ao lado de Tour de France e Giro d’Itália, a competição completa 80 anos em 2015 e terá um percurso especial para marcar sua 70ª edição. As nove chegadas em picos altos serão inéditas, colocando, mais uma vez, as montanhas em protagonismo.

Como de costume, serão 21 etapas com distância total de 3.357,1 km: seis planas (uma delas, a última, na capital Madri), um contrarrelógio por equipes (logo na primeira etapa, com 7,4 km), um contrarrelógio individual (17ª etapa), oito de média montanha e cinco de alta montanha.

As nove chegadas em picos altos nunca antes percorridas serão Caminito del Rey (2ª etapa), Vejer de la Frontera (4ª), Alcalá de Guadaira (5ª), Sierra de Cazorla (6ª), La Alpujarra (7º), Cumbre del Sol. Benitachell (9ª), Cortals d´Encamp (11ª), Fuente del Chivo (14ª), Sotres. Cabrales (15ª), Ermita de Alba. Quirós (16ª), Riaza (18ª) e Cercedilla (20ª).

Favoritos

O percurso pode abrir margem para que mais competidores briguem pelo título neste ano. Entre os favoritos, os principais serão o britânico Chris Froome, campeão do Tour de France em julho, o italiano Vicenzo Nibali, que conquistou a Volta da Espanha em 2010, e o colombiano Nairo Quintana, vencedor do Giro d’italia no ano passado.

Aos três, juntam-se outros sete ciclistas, formando o top 10 para ficar de olho: o italiano Fabio Aru e o espanhol Mikel Landa, da Astana; o espanhol Alejandro Valverde, da Movistar, campeão da Volta em 2009; o norte-americano Tejay van Garderen, da BMC Racing; o italiano Domenico Pozzovivo, da Mondiale; o norte-americano Andrew Talansky, da Cannondale; e o espanhol Joaquim ‘Purito’ Rodríguez, da Katusha.

FOTOS: GETTYMOSAICO: ESPN.COM.BR

Froome, Nibali e Quintana são favoritos
Froome (esq.), Nibali (centro) e Quintana são favoritos ao título da Volta da Espanha

Campeão fora – tabu continuará

Atual campeão da Volta da Espanha, Alberto Contador optou por não participar da edição de 2015 depois de já ter disputado, neste ano, o Giro d’Italia, que venceu, e o Tour de France, em julho, no qual terminou em quinto.

Com a ausência do espanhol, uma coisa é certa: dez anos se completarão sem que que a Volta tenha o mesmo ciclista levantando o troféu em dois anos consecutivos. O último que conquistou o feito foi o compatriota Roberto Heras, em 2003, 2004 e 2005 (o último título, porém, foi retirado mais tarde por doping). Antes, ele havia vencido também em 2000.

Eslovaco de olho em marca

Eslovaco de 25 anos da equipe Tinkoff-Saxo, Peter Sagan pode quebrar uma marca histórica na competição.

Líder por pontos e, portanto, dono da camisa verde nas últimas quatro edições do Tour de France, a última disputada em julho, o jovem ciclista tentará alcançar o posto na Volta da Espanha pela primeira vez.

Se cruzar a linha de chegada em Madri no dia 13 de setembro como líder na pontuação, Peter Sagan será o primeiro a vestir a camisa verde na dupla Tour-Volta na mesma temporada depois de 20 anos. O último a fazer isto foi o francês Laurent Jalabert, em 1995.

GETTY IMAGES

Murilo Fischer ciclismo
Murilo Fischer será o único brasileiro na prova

Brasil na Volta

O único brasileiro na Volta da Espanha de 2015 será Murilo Fischer, da equipe francesa FDJ.

Catarinense de 36 anos, ele participará da competição pela terceira vez, já que esteve em 2011 e 2014. A meta para este ano é completar a prova, o que não conseguiu nas outras edições.

Nos outros tours, foi mais feliz. Murilo Fisher é o único ciclista do Brasil a ter completado o Tour de France mais de uma vez (2007, 2008 e 2013) e o único a ter completado dois Grand Tours, já que além da prova francesa cruzou a linha de chegada do Giro d’Itália (2010, 2011, 2013 e 2014).

As cores

Camisa vermelha – líder por tempo
Camisa verde – líder por pontos
Camisa branca com bolinhas azuis – melhor montanhista
Camisa branca – classificação combinada: líder considerando a regularidade/média nas três classificações anteriores

DIVULGAÇÃO

rota volta da espanha 2015 divulgacao
Rota da Volta da Espanha 2015, com a tradicional chegada em Madri

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.