Brasil perde outra e está eliminado da Copa América de Basquete ainda na 1ª fase.
2 min read
Do Zigzagdoesporte.com.br por ESPN.com.br.

É verdade que o Brasil já está classificado para Rio 2016 e a Copa América servia mais como uma oportunidade para testar novos nomes, mas isso não apaga o vexame protagonizado pelos comandados de Rubén Magnano. Nesta sexta-feira, a equipe perdeu para o Panamá por 89 a 72 e deu adeus à competição ainda na primeira fase.
Em mais uma atuação muito fraca, a seleção ficou atrás do placar durante todo o jogo e acabou superada por 17 pontos. Trevor Gaskins, do Panamá, foi o cestinha da partida com 21 pontos seguido pelo armador brasileiro Vítor Benite, que anotou 21.
Com a derrota (terceira em quatro jogos), o Brasil somou apenas um ponto e foi a cinco na competição, em quinto e último lugar no grupo A, sendo que quatro equipes avançam para a segunda fase.
O Uruguai, que ainda joga nesta sexta-feira contra o México, pode até acabar com a mesma pontuação dos brasileiros, mas ficará à frente na tabela pelo primeiro critério de desempate, o confronto direto – o time celeste bateu os comandados de Rubén Magnano por 71 a 57.
Já o Panamá foi a seis pontos e garantiu vaga na próxima fase. O time aguarda apenas o último jogo da rodada, entre Uruguai e México, para saber em que posição terminará na chave. Na próxima etapa da competição, os quatro melhores colocados, de oito que restarão, vão para a semifinal.
Com a eliminação, o Brasil manterá o jejum de títulos na Copa América, que não vem desde 2009. A seleção é a segunda maior campeã da competição, com quatro troféus, dois a menos que os Estados Unidos.
A Copa América dá ao campeão e ao vice duas vagas no Rio 2016. O Brasil, como país sede, teve nas últimas semanas a vaga na competição confirmada e se junta a Estados Unidos (campeão mundial), Austrália (campeã da Oceania) e Nigéria (campeã africana) como os países garantidos nas Olimpíadas.