Agência antidoping pede suspensão da Rússia do atletismo.
2 min read
Do Zigzagdoesporte.com.br por ESPN.com.br.

Uma comissão independente da Agência Mundial Antidoping (WADA) recomendou nesta segunda-feira a suspensão da Federação Russa de Atletismo, por causa de “falhas sistemáticas” e repetidos casos de uso de substâncias proibidas por atletas do país.
A entidade internacional divulgou o relatório elaborado pela comissão nesta segunda, com acusação, inclusive, ao serviço secreto do país do Leste Europeu e a Vitaly Mutko, ministro dos esportes russo que lidera o Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2018.
Em uma investigação que durou 11 meses, não há nenhum documento que comprove o envolvimento de autoridades russas, mas o relatório diz que “seria ingênuo ao extremo concluir que as atividades, na escala em que foram descobertas, não tiveram aprovação governamental”.
Em coletiva de imprensa, Dick Pound, responsável pela comissão independente, foi questionado se acreditava em apoio das autoridades russas no escândalo e respondeu assim: “Sim, não creio que haja outra conclusão possível… Eles não poderiam não saber”.
Mutko já se pronunciou sobre o assunto, em entrevista à agência russa RIA Novosti, e afirmou que “a comissão não tem o direito de suspender ninguém”. O presidente da IAAF (Associação Internacional das Federações de Atletismo), Sebastian Coe, no entanto, já disse que órgão discutirá a questão.
“As informações contidas no relatório da comissão independente da WADA é alarmante. Nós precisamos de tempo para digerir e entender as denúncias. No entanto, ordenei que o Conselho (da IAAF) para iniciar o processo de avaliação da suspensão contra a Federação Russa.”