21/02/2024

zigzagdoesporte.com.br

A sua revista eletrônica do esporte

Maya Gabeira sofre queda em onda gigante e é hospitalizada em Portugal

2 min read

Do ZigZag do Esporte.

Maya Gabeira

28.out.2013 – Maya Gabeira é resgatada após queda em onda gigante em Portugal; ela teve que ser reanimada EFE/Jose Sena Goula

A surfista Maya Gabeira, especialista em ondas gigantes, sofre uma queda nesta manhã durante competição na praia de Nazaré, em Portugal, e teve que ser hospitalizada após ficar inconsciente. A informação é do jornal Record, do país europeu.

A surfista, 26 anos, participava de campeonato de ondas gigantes na praia que é famosa por produzir algumas das maiores ondas do mundo. O acidente ocorreu em uma das maiores ondas que apareceram durante a manhã.

Ela ficou submersa por alguns minutos e, depois, foi arrastada até a areia, onde foi reanimada. Levada para um hospital, Gabeira está em observação e não corre risco de morte.

A surfista está em Portugal há duas semanas – em Nazaré, ocorre evento em que surfistas especialistas em ondas gigantes tentam bater o recorde mundial do americano Garrett McNamara, que surfou onda de 30 metros em 2013, também na praia de Nazaré.

Segundo a imprensa portuguesa, é possível que o brasileiro Carlos Burle, também nesta segunda-feira, tenha surfado uma onda maior que a de McNamara. A marca ainda está sendo analisada pela organização da competição.

No último dia 23, Gabeira já havia surfado boas ondas, com as quais já briga pelo título de 2013/2014 do Billabong XXL Global Big Wave Awards, espécie de “Oscar” das ondas gigantes.

Maya é o nome mais famoso entre os surfistas de ondas gigantes do Brasil. Ela é dona de cinco títulos do Billabong XXL Global Big Wave Awards, na categoria “Melhor Performance Feminina” – em 2007, 2008, 2009, 2010 e 2012.

Ela conheceu o surf de ondas gigantes quando morou na Austrália, ainda na adolescência. Também é conhecida por ter sido a primeira mulher a encarar e conseguir surfar no Mar do Alasca, conhecido por suas irregularidades.

Não foi o primeiro acidente de Maya. Em 2011, no Taiti, ela caiu durante uma manobra, foi atingida por várias ondas e também teve que ser resgatada.

 

Fonte: Do UOL, em São Paulo

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.