18/10/2024

zigzagdoesporte.com.br

A sua revista eletrônica do esporte

Duelo entre Thunder e Warriors é prova que Draft monta times campeões na NBA.

3 min read

Do Zigzagdoesporte.com.br por ESPN.com.br.

GETTY

Warriors e Thunder se tornaram protagonistas da NBA com suas escolhas de Draft
Warriors e Thunder se tornaram protagonistas da NBA com suas escolhas de Draft

De tempos em tempos os times da NBA são obrigados a passar por um processo de reconstrução em seus elencos, o famoso rebuilding. É algo comum, que costuma acontecer após a saída de uma grande estrela – como aconteceu com os Bulls após a aposentadoria de Jordan, ou com os Lakers, que perderam Kobe em 2016.

É a partir desta reconstrução que os novos grandes elencos surgem e os favoritos ao título começam a ganhar espaço. Algumas equipes costumam tentar acelerar este processo com trocas ou contratações de agentes livres. Mas, a forma mais comum derebuilding é através do Draft. Nessa temporada, duas franquias servem de exemplo de como usar a ‘seleção’ de jovens para crescer, o Golden State Warriors e o Oklahoma City Thunder.

Entre 2008-09 e 2011-12, os Warriors não conseguiram vencer mais de 36 jogos no mesmo ano. O retrospecto do Thunder é muito semelhante. De 2005-06, quando o time ainda era o Seattle SuperSonics, até 2008-09, primeiro ano em Oklahoma, a melhor campanha da franquia teve apenas 35 vitórias.

GETTY

Ibaka, Durant e Westbrook foram draftados pelo Thunder
Ibaka, Durant e Westbrook em jogo do Thunder

Porém, com novos nomes chegando todos os anos, ambas as equipes recuperaram o protagonismo na NBA. Quando Thunder e Warriors entrarem em quadra neste domingo para o jogo 3 das finais de conferência – às 21h -, terão oito de seus dez titulares vindos de escolhas do Draft.

Pelo lado de Golden State, Steph Curry, Klay Thompson, Draymond Green e Harrison Barnes. Para Oklahoma City, Kevin Durant, Russell Westbrook, Serge Ibaka e Steven Adams. Ou seja, de todos os que iniciam as partidas, apenas os dois jogadores que menos ficam em quadra não foram escolhidos pelas franquias – Andre Roberson, do Thunder, e Andrew Bogut, dos Warriors, somam cerca de 40 minutos a cada confronto.

Outra estatística interessante é a posição na qual cada jogador foi escolhido no Draft. Só dois dos oito estiveram entre os cinco primeiros picks – Durant foi o nº 2 em 2007; Westbrook o nº 4 em 2008. Curry e Barnes, por exemplo, foram ‘draftados’ como nº 7 em 2009 e 2012, respectivamente.

GETTY

Thompson, Curry e Green venceram a NBA em 2015
Thompson, Curry e Green já venceram a NBA

Entre os quatro atletas restantes, dois foram picks de loteria – até o nº 14. Klay Thompson foi o 11º em 2011, e Steven Adams o 12º no ano seguinte.

Os dois jogadores com ‘piores’ posições no Draft são, coincidentemente, os ala-pivôs de Thunder e Warriors. Serge Ibaka só foi chamado em 24º – em 2008 -, e Draymond Green foi o único a ‘deslizar’ para a segunda rodada – acabou sendo ‘draftado’ na 35ª escolha de 2012.

Desde que as mudanças começaram a acontecer, Golden State já venceu a NBA – em 2015 – e bateu o recorde de vitórias em uma só temporada – foram 73 na campanha atual. Oklahoma ainda não conseguiu o título, mas disputa sua quarta final de conferência com Durant e Westbrook, além de ter perdido as Finais da liga para o Miami Heat, em 2012.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.