Ameaças armadas impediram testes antidoping na Rússia, revela Wada. Entenda o fato.
2 min read
Do Zigzagdoesporte.com.br por Carlos Fiúza com agências internacionais.

Mais de 700 tentativas de realização de exames antidoping em atletas russos em 2016 foram frustradas, segundo revelou a Wada (Agência Mundial Antidopagem) nesta quarta-feira, em relatório divulgado às vésperas da data em que deve ser discutida a participação do país nos Jogos Olímpicos do Rio 2016.
O relatório da Wada diz que 736 testes, entre 15 de fevereiro e 29 de maio, foram “negados ou cancelados” por múltiplas razões, incluindo “intimidações e ameaças de expulsão”.
Segundo a Wada, agentes foram ameaçados por oficiais armados do FSB (Serviço Federal de Segurança), durante a tentativa de entrada em cidades militares na Rússia.
O relatório diz que as localidades eram fornecidas como endereços de residência dos atletas em virtude da dificuldade de acesso às áreas.
As informações são divulgadas dias antes de o conselho da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF) se reunir nesta sexta-feira, em Viena, na Áustria, para definir se a Rússia poderá disputar a Olimpíada do Rio de Janeiro.
Os russos foram suspensos de todas as competições internacionais em novembro do ano passado após a divulgação de um gigantesco esquema de doping no atletismo do país patrocinado pelo governo.