19/05/2024

zigzagdoesporte.com.br

A sua revista eletrônica do esporte

Brasil tem 14 rivais em busca de convite para Mundial de Basquete

2 min read

O basquete brasileiro corre o risco de não disputar o Mundial.

Do ZigZag do Esporte/Mundial de Basquete 2014.

Brasil perde para a Jamaica na Copa América de Basquete

3.set.2013 – Jogadores da seleção brasileira deixam a quadra após a derrota para Jamaica EFE/Miguel Gutiérrez

A seleção brasileira masculina de basquete, que não se classificou para o Mundial da modalidade, que será disputado em 2014, via Copa América, terá 14 rivais na briga por um dos quatro convites disponibilizados pela Fiba (Federação Internacional de Basquete) para a competição.

O anúncio foi feito nesta quinta-feira pela Federação. Além do Brasil, pediram formalmente a vaga pelo convite as seguintes seleções: Canadá, Venezuela, Nigéria, China, Qatar, Bósnia e Herzegovina, Finlândia, Alemanha, Grécia, Israel, Itália, Polônia e Turquia.

A seleções escolhidas serão reveladas entre os dias 1° e 2 de fevereiro de 2014, em reunião da Fiba que será realizada em Barcelona ,na Espanha, sede do Mundial. O sorteio das chaves será feito no dia 3.

O convite formal do Brasil foi entregue na última terça-feira e, de acordo com o presidente da CBB, Carlos Nunes, o país atende a todos os requisitos exigidos pela Fiba.

Entre as exigências da federação, um país deve garantir apoio da mídia com transmissão via TV para estar apto a ser convidado. “Nesse momento quero agradecer o apoio das entidades governamentais e esportivas, dos jogadores, da comunidade do basquete, patrocinadores, apoiadores e da mídia nessa empreitada”, disse o presidente na carta oficial.

O Brasil disputou todas as 16 edições do Mundial de Basquete disputadas até hoje, mas está correndo risco de ficar fora pela primeira vez por causa da péssima campanha na Copa América, realizada em setembro. O time brasileiro perdeu os quatro jogos que disputou e foi eliminado na primeira fase, ficando sem uma vaga reservada para o continente americano.

Os principais rivais pela vaga são a Turquia, atual vice-campeã do mundo; a Rússia, que foi bronze nas Olimpíadas de Londres-2012; a Grécia, país do campeão mundial de clubes, o Olympiakos; a Itália, que fez ótimo Campeonato Europeu; a Alemanha, que pode contar com o astro Dirk Nowitzki; a China, país no qual o basquete é o esporte mais popular; e o Canadá e a Venezuela, que terminaram à frente do Brasil na Copa América.

 

Fonte: Do UOL, em São Paulo

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.