18/10/2024

zigzagdoesporte.com.br

A sua revista eletrônica do esporte

Suspenso e fora da Rio 2016, Kuwait processa COI em R$ 3,3 bilhões. Entenda o fato.

2 min read

Do Zigzagdoesporte.com.br por ESPN.com.br.

GETTY

Kuwait está suspenso desde outubro de 2015
Kuwait está suspenso desde outubro de 2015

O Kuwait anunciou nesta quinta-feira que entrou na Suíça com um processo no valor de um bilhão de dólares (cerca de R$ 3,3 bilhões) contra o Comitê Olímpico Internacional. O comunicado foi feito pelo ministro das Comunicação do país, Sheikh Salman al-Humoud Al-Sabah.

Este é o último capítulo de uma novela que fez com que os atletas do Kuwait fossem impedidos de competir na Rio 2016 sob a própria bandeira – esportistas do país só poderão participar em torneios individuais, se conseguirem a classificação, e atuarão como representantes do movimento olímpico.

O país está fora do cenário esportivo internacional desde outubro do ano passado, quando a Fifa e o COI anunciaram a suspensão da nação por interferência governamental nas entidades esportivas.

O bilionário processo foi aberto contra 14 membros do COI e pede a indenização como reparação a danos causados pela suspensão.

“É totalmente inaceitável a forma injusta que o Kuwait foi tratado e barrado de qualquer atividade no esporte sem nenhuma investigação apropriada sendo conduzida. Desde o começo o Kuwait mostrou um desejo sincero de cooperar. Mandamos uma delegação da Organização das Nações Unidas para explicar que o governo não tem intenção de interferir nas atividades esportivas. No entanto, nos colocaram em yuma situação embaraçosa aos olhos do círculo esportivo internacional e ficamos com a imagem de foras da lei”, declarou o ministro para a agência de notícias estatal.

A esperança dos atletas kuwaitianos de representarem o país na Rio 2016 terminaram na última semana, quando eles e os oficiais do esporte ficaram impedidos de opinarem e agirem livremente após a aprovação de um novo estatuto pela Assembleia nacional.

622 6626ba2c d2e7 314c 8c40 9a3e40cc4bb9
EXCLUSIVO: Eduardo Paes diz que COI agradecerá ao Rio pela forma como fez Olimpíada: ‘Legado muito bacana’.

A Autoridade Pública do Esporte ganhou o poder de dissolver todas as entidades esportivas – incluindo o Comitê Olímpico do Kuwait -, e assumiu o controle de todas as questões relacionadas a contratações e finanças. Os que se recusarem a cooperar podem pegar pena de um a três anos de prisão, de acordo com informações do siteinsidethegames.biz.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.