21/02/2024

zigzagdoesporte.com.br

A sua revista eletrônica do esporte

Equipe da ESPN reunida com a equipe que encarou o mega swell em Portugal: Maya Gabeira, Carlos Burle, Felipe Cesarano e Pedro Scooby..

BY MAÍRA PABST

Published 

Eram 9h30 da manhã quando a equipe da ESPN aguardava Maya Gabeira, Carlos Burle, Felipe Cesarano e Pedro Scooby para uma entrevista exclusiva no Iate Clube do Rio de Janeiro, com o Cristo Redentor ao fundo. O telefone tocou e Maya disse que não poderia mais comparecer à entrevista. Sua mãe a proibiu por causa de um inchaço no pé engessado.

 

ESPNEquipe da ESPN reunida com a equipe que encarou o mega swell em Portugal: Maya Gabeira, Carlos Burle, Felipe Cesarano e Pedro Scooby.

O excesso de zelo de Yamê, mãe de Maya, naquele momento, talvez tenha sido despertado por, alguns dias mais cedo, ter assistido ao acidente quase fatal de sua filha, sem poder fazer nada. No dia 28 de outubro, Maya caiu em uma onda gigantesca nas ondas de Nazaré, em Portugal, e foi resgatada inconsciente por Carlos Burle. 

Por isso, ela não podia faltar naquela que seria a primeira entrevista com os quatro protagonistas dessa história. Acabamos sendo convidados a ir até sua casa, onde ela e seus parceiros de equipe nos contaram cada detalhe daquele dia que marcou suas vidas.

No clima descontraído do sofá da sala de Maya, ela, Burle, Scooby e Gordo bateram um papo ora relaxado, muitas vezes eufórico, alguns momentos intensos e emocionados. “Para mim, a melhor parte da história é como uma pessoa salva a sua parceira e volta para a água e surfa a maior onda da história. Eu não era muito religiosa antes disso, mas confesso que alguém ali olhou por nós”, começou Maya reverenciando Carlos Burle que surfou uma onda que pode ser o novo recorde mundial.

Acreditar que alguém olhava por eles lá de cima, isso depende da crença de cada um. Mas no momento em que Maya caiu, uma certeza ela tinha: que estava sendo cuidada pelos olhos atentos de Burle. “Eu tinha certeza que eu não iria sair daquela sozinha, o Burle ia me tirar daquela”. E foi isso que ele fez.

Burle humildemente assumiu que houve alguns erros no resgate. “Eu sei que o meu resgate não foi o melhor, mas eu consegui trazer esse time de volta para o Brasil. Todo mundo vivo, todo mundo unido”, falou. “A primeira impressão é que ela estava bem. A primeira passada que eu dei, eu dei o sled (prancha de resgate atrás do jet-ski) na mão dela. A reação dela foi como se ela não tivesse nem visto o sled. Foi aí que eu falei: acho que ela está mal. Na segunda vez, eu fui para dar a mão, só que eu errei. Muita espuma, muita correnteza, ansiedade, medo de perde-la….. Ela estava muito perto do Cliff. Então, numa atitude de último esforço eu resolvi dar a corda”.

 

ESPNNo clima descontraído do sofá da sala de Maya, ela, Burle, Scooby e Gordo bateram um papo sobre as histórias que trouxeram de Portugal.

Independentemente dos erros, o resgate foi bem sucedido e eles estão bem para surfar a onda das conquistas. Pedro Scooby declarou ter pegado a melhor onda de sua vida, e Felipe Cesarano a maior de toda a sua carreira. E com elas, ambos também estão inscritos no Billabong XXL – ‘oscar’ de ondas grandes. 

Mas a equipe foi mesmo coroada com uma onda gigantesca que Burle surfou, e que pode ter quebrado o recorde mundial de Garret McNamara. Segundo o próprio recordista, que falou à ESPN americana, aquela teria sido a maior onda que ele já viu na vida. Mas a análise ainda está para ser feita por especialistas em relação ao tamanho.

Rebatendo às duras críticas disparadas pelo surfista de ondas grandes havaiano, Laird Hamilton, Burle foi direto: “Eu tenho certeza que eu surfei a onda da melhor forma possível. (…)Na minha onda, eu largo a corda, e poderia muito tranquilamente ter traçado uma linha para o canal. Ia sair no canal e a onda não ia nem tocar em mim. Eles não sabiam se eu ia para a direita ou para a esquerda. Eu sabia que eu ia para a direita, só que eu ia para a direita debaixo do pico”.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.