19/09/2024

zigzagdoesporte.com.br

A sua revista eletrônica do esporte

Jogo Limpo: a Vila Olímpica fantasma na cidade de um medalhista de ouro

4 min read

Marcelo Gomes, para o ESPN.com.br

Este é mais um exemplo de como o esporte é usado como massa de manobra e em campanhas eleitorais no Brasil das Olimpíadas.

O descaso chega aos canais ESPN via e-mail, por intermédio do mais novo canal de comunicação entre o fã de esporte e a nossa reportagem. Foi uma denúncia feita à equipe de jornalismo do Jogo Limpo dos canais ESPN que escancara para um dos mais absurdos exemplos de como não se deve fazer com o dinheiro público que deveria ser aplicado ao esporte olímpico no interior do nosso país.

A denúncia partiu de um jornalista indignado com a situação de uma Vila Olímpica, situada no triângulo mineiro, à quase 700km da capital paulista.

Estamos em Iturama, uma cidade rica em cana. Cidade de um dos raríssimos campeões olímpicos da região, cidade do ex-ajudante de pedreiro e hoje jogador de vôlei Maurício Souza, central do time dourado dos Jogos Olímpicos do Rio-2016.

Na terra dele existe uma Vila Olímpica, que foi construída em um convênio com o Ministério do Esporte, custou R$ 349 mil e se encontra completamente abandonada.

A reportagem da ESPN esteve no local, viu de perto o jeito que ficaram as instalações. Torneiras, pisos, vidros, portas e azulejos foram roubados. Quadras e campos se encontram no meio do mato, sem condições de uso, completamente danificados.

A piscina acumula água da chuva, podre, em situação deplorável, com animais de pequeno porte como gatos e ratos mortos.

O piso da piscina que nunca foi usada está estufado. Há relatos de vizinhos que crianças correm riscos de perder a vida quando a chuva deixa a piscina quase cheia, ainda mais nessa época em que as tempestades são torrenciais na região. Sem falar dos casos em que o mosquito do Aedes aegypti que se prolifera e espalha doenças nesses tempos de temperaturas altíssimas que nunca combinam com água parada.

Para entender o caso é preciso que assistamos à reportagem. Assim teremos a dimensão do problema por intermédio das imagens e dos depoimentos dos professores de educação física que tiveram a coragem de falar a respeito.

622 261826fc d5a3 37d6 9715 eda149548ecd
A Vila Olímpica que se tornou fantasma no triângulo mineiro
  • Processo lento

Pouca gente sabe na cidade, mas a verdade é que foi aberta a temporada de caça às bruxas, ou melhor, aos responsáveis pelo descaso com o dinheiro federal aplicado na Vila Olímpica de Iturama que segue fantasma desde 2009.

Abaixo estão os processos movidos pelo Ministério Público Federal, assinados pelo juiz federal Alexandre Henry Alves e as respectivas punições ao empreiteiro Valdeir José da Silva e ao ex-prefeito de Iturama, Valdecir Pichioni. Ambos devem recorrer da decisão em primeira instância.

  • O outro lado

O outro lado, que ficou no poder da cidade por 8 anos, não pôde falar com a reportagem nos dois dias em que estivemos em Iturama. Por telefone, o prefeito do PSC (Partido Social Cristão), Cláudio Burrinho, nos informou que estava em Brasília e que procurássemos o secretário de governo Tércio José Araújo. Ao ligarmos para Tércio, ele nos disse que já sabia que estávamos gravando na Vila Olímpica da cidade e que nos receberia no dia seguinte, às 9h30.

No dia seguinte, chegamos à sede da Prefeitura com 1h30 de atraso. Fomos recebidos pela secretária que, por sua vez chamou o advogado da prefeitura, que não quis gravar entrevista.

Esperamos a resposta por uma semana, mas no último contato feito pela produção da ESPN, Tércio disse que já tinha enviado a resposta por e-mail, o que não é verdade, e completou, via WhatsApp com a seguinte conclusão: “A reportagem foi encomendada”.

 

  • Promessa de campanha

A reportagem ouviu, via telefone, o prefeito eleito Anderson Golfão, do PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro). O jovem político que carregou como uma de suas bandeiras eleitorais a revitalização da Vila Olímpica de Iturama nos disse que a sua promessa será cumprida assim que colocar o pé no seu gabinete, em seu primeiro dia de trabalho.

Vale esclarecer que o último secretário da extinta pasta de esportes da cidade é o fazendeiro Victor Farias, sobrinho do PC Farias, aquele mesmo que foi tesoureiro da campanha de Fernando Collor à Presidência da República, aquele mesmo alagoano assassinado 20 anos atrás num caso misterioso envolvendo suspeitas de negociatas de governo.

Victor, o sobrinho do ex-tesoureiro assassinado em 1996, foi secretário de esportes de Iturama por cinco anos e agora, segundo os moradores da cidade, tem grandes chances de reassumir o comando da pasta que tomará conta de um espaço do qual ele nunca fez funcionar.

 

  • Jogo Limpo

Se você conhece outras histórias de dinheiro público mau aplicado como essa que vimos da Vila Olímpica fantasma de Iturama, escreva para a produção de reportagens investigativas do Jogo Limpo, no e-mail jogolimpo@espn.com

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.