08/12/2025

zigzagdoesporte.com.br

A sua revista eletrônica do esporte

Permanência de Ricardo Gomes no SPFC é um tiro no pé

3 min read

Por Pedro Cuenca, do Terror do Morumbi.

Na manhã desta terça-feira, o presidente Leco aproveitou, em uma conversa com os jornalistas presentes no centro de treinamento, para confirmar a permanência de Ricardo Gomes em 2017. Um erro sem tamanho e que pode piorar muito nos próximos meses, com fatores internos do clube interferindo no futebol.

A manutenção de Ricardo Gomes no cargo tem, claro, muito a ver com a goleada contra o Corinthians no clássico do início do mês. No jogo em que vencemos por 4 a 0, o time jogou muito bem, pouco foi ameaçado, criou muitas oportunidades e poderia ter devolvido a humilhação do ano passado, se não tivesse perdido algumas chances. Com o resultado, também alcançamos os sonhados 45 pontos e nos livramos do rebaixamento.

O problema é que, antes disso, Ricardo Gomes sempre foi uma figura muito questionada no São Paulo. O treinador assumiu na segunda rodada do returno e o Tricolor, desde então, fez partidas horríveis, acumulando derrotas e resultados pífios. Até por isso ficamos ameaçados pelo rebaixamento neste Brasileirão. A desconfiança foi tão grande que o time procurou outros treinadores no mercado mesmo com o Ricardo comandando a equipe principal.

 

Rubens Chiri / São Paulo FC

Rubens Chiri / São Paulo FC
Não era a imagem que gostaríamos para 2017, mas…

 

A mudança de treinador implicaria em nova filosofia, novas disposições táticas, outra conversa e uma guinada que, hoje, o São Paulo talvez não esteja preparado. Manter o básico pode ser a solução depois das muitas crises que o clube passou, até como uma forma de aquietar as coisas e buscar o maior objetivo, que é um título após mais de quatro anos. Se basear por apenas um jogo, porém, é muito raso para um clube com o tamanho do São Paulo Futebol Clube.

Não podemos esquecer, por exemplo, que esse mesmo Ricardo Gomes perdeu para o América-MG, se complicou contra o Vitória, recuou muito o time contra o Sport, entre outras coisas. Podemos dizer também que ele nos salvou do rebaixamento, é verdade, mas só quando decidiu utilizar os meninos da base, já que estava com a corda no pescoço e muito ameaçado de demissão. Assim, no desespero, sobreviveu e ainda sai como herói, o pilar da recuperação para 2017.

A decisão pode ser mais complicada porque em abril teremos eleições para presidente no clube. Por mais que Leco seja favorito, uma zebra pode acontecer porque o São Paulo é uma caixinha de surpresas. E se a oposição vencer e decidir por uma troca de comando na equipe profissional, não confiando em Ricardo Gomes? Já vimos no futebol, em outros clubes, que isso é perfeitamente possível.

Ricardo Gomes chegará em 2017 com moral dentro do clube e muito apoio dos dirigentes, mas muita desconfiança dos torcedores. Hoje, tudo isso parece um tiro no pé, um erro enorme, mas vamos torcer (novamente) para que calem a minha boca.

 

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.