16/06/2024

zigzagdoesporte.com.br

A sua revista eletrônica do esporte

Botafogo leva virada do Bahia e fica ainda mais distante da liderança

5 min read

Satiro Sodré | Estadão Conteúdo. Fernandão e Obina fizeram os gols da virada tricolor no Maracanã

Do ZigZag do Esporte

Botafogo 1 x 2 E.C.Bahia.

A visita ilustre do popstar John Mayer, que se apresentou no Rock in Rio no sábado e foi ao Maracanã neste domingo acompanhar a rodada do Campeonato Brasileiro, deu um azar tremendo ao Botafogo. Jogando mal, o time alvinegro perdeu de virada por 2 a 1 para o Bahia e ficou ainda mais sem fôlego em sua caça ao Cruzeiro no topo da tabela.

Do setor VIP do estádio, Mayer viu o lateral Edílson, um dos destaques alvinegros no torneio, marcar de falta aos 30 minutos do primeiro tempo, aproveitando falha do goleiro Marcelo Lomba. O arqueiro, porém, se redimiu na etapa completamentar, quando fez grandes defesas.

Aos 36 do segundo tempo, o cantor norte-americano acompanhou a frustração da torcida botafoguense após Fernandão, de cabeça, anotar o gol de empate do clube nordestino. Mayer também viu Obina aparecer completamente livre na área e virar o placar, fazendo os torcedores cariocas rugirem em protesto. A vitória tricolor, porém, foi merecida, já que o time de Cristovão Borges pressionou a meta de Jefferson durante praticamente todo o duelo.

O resultado no RJ, somado ao empate do Cruzeiro com o Corinthians em São Paulo, fez o time da Estrela Solitária ver a desvantagem para os mineiros aumentar para 8 pontos. Agora, os cariocas tem 42, contra 50 do principal adversário na luta pelo título do Brasileirão. Já o Bahia chegou a 31 pontos, na 10ª colocação, a 8 do G-4.

Na próxima rodada, o Botafogo tenta se recuperar contra a Ponte Preta, no sábado, às 21h (horário de Brasília), novamente no Maracanã. Antes disso, na quarta-feira, o time alvinegro faz clássico contra o Flamengo, pela Copa do Brasil, às 21h50.

O Bahia, por sua vez, recebe o Vasco no próximo domingo, na Fonte Nova, às 16h. No meio da semana, a equipe do Nordeste faz viagem internacional para enfrentar o Nacional de Medellín, da Colômbia, pela Copa Sul-Americana. O jogo será na quinta-feira, às 21h50.

O jogo

Mesmo jogando fora de casa, o Bahia iniciou a partida aproveitando os erros de passes do adversário e pressionando o Botafogo. Logo aos 9min, Jefferson teve que se desdobrar para salvar chute de Marquinhos Gabriel. Pouco depois, William Barbio bateu de fora da área e tirou tinta da trave. Com outra batida de longe, Marquinhos Gabriel gelou a espinha dos botafoguenses aos 23, mas a bola novamente saiu raspando. Pressão total dos baianos e vaias da torcida alvinegra para seu time.

Mas, como diz o famoso ditado, quem não faz, leva. Após chegar por diversas vezes à meta rival e não conseguir o gol, o Bahia cometeu falta na intermediária e criou boa chance para os alvinegros. Na cobrança, Edílson bateu forte, mas no meio do gol. O goleiro Marcelo Lomba, contudo, falhou, e o Botafogo abriu o placar, para finalmente dar alegria à sua torcida no Maracanã.

Após fazer o gol, no entanto, o clube carioca não melhorou em campo, e seguiu errado muitos passes e proporcionando chances ao Bahia. Aos 40min, por exemplo, Jefferson saiu jogando errado e deu de graça para Marquinhos Gabriel, mas o goleiro se recuperou e defendeu o chute do meia. A solução foi enrolar até o fim do primeiro tempo, com ajuda dos gandulas, que seguraram várias bolas. Por isso, o árbitro Leandro Vuaden até expulsou um deles da beira do gramado.

Na segunda etapa, o Botafogo voltou com o garoto Hyuri no lugar do veterano Seedorf, e ainda teve que trocar Elias, que sentiu dores, por Alex logo aos 6min. As mudanças, porém, melhoraram a equipe alvinegra, que partiu para cima e criou ótimas chances aos 7 e aos 11. Em ambas, Marcelo Lomba apareceu muito bem para defender finalizações de Alex, Rafael Marques e Hyuri.

Pressioando, o técnico Cristovão Borges mexeu no Bahia, lançando Wallyson no lugar de Madson. O atacante entrou voando e criou uma chance clara em seu primeiro toque na bola: aos 24, ele bateu cruzado, a bola desviou na zaga e por pouco não entrou no gol de Jeffeson. Dois minutos depois, Hélder tentou de fora da área e deu mais um susto no arqueiro botafoguense.

Depois, foi a vez de Obina entrar na vaga de William Barbio e aumentar ainda mais a pressão do Bahia. A equipe tricolor era só ataque, lançando bolas constantemente na área dos mandantes e fazendo Jefferson se desesperar. O Botafogo se defendia bravamente, com destaque para o atacante Rafael Marques, que tirou várias bolas aéreas da própria área. Aos 32, o goleiro alvinegro fez mais uma grande defesa em outra finalização de Wallyson.

Como diz outro ditado famoso, contudo, água mole em pedra dura, tanto bate até que fura. Aos 36, Fernandão não desperdiçou bom cruzamento da esquerda e cabeceou no ângulo, sem nenhuma chance de defesa para Jefferson. Quatro minutos depois, Obina apareceu completamente livre na área e decretou a virada para os soteropolitanos, frustrando ainda mais a torcida alvinegra e conquistando uma vitória merecida no Maracanã.

Enquanto os botafoguenses caminhavam resignados para as saídas do estádio, a torcida do Bahia gritava, feliz da vida: “Aha, uhu, o Maraca é nosso!”.

FICHA TÉCNICA:

BOTAFOGO 1 X 2 BAHIA

Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro-RJ

Data: 22 de setembro de 2013 (domingo)

Horário: 16h (de Brasília)

Público: 25.707 pessoas

Árbitro: Leandro Vuaden (RS)

Assistentes: Vicente Romano Neto e Danilo Ricardo Simon Manis (ambos SP)

Cartões amarelos: Dória e Alex (BOT); Fernandão (BAH)

GOLS:

BOTAFOGO: Edílson, aos 30 minutos do primeiro tempo

BAHIA: Fernandão, aos 36, e Obina, aos 40 minutos do segundo tempo

BOTAFOGO: Jefferson; Edilson, Dória, Bolívar e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Gabriel, Seedorf (Hyuri) e Lodeiro; Elias (Alex) e Rafael Marques Técnico: Oswaldo de Oliveira

BAHIA: Marcelo Lomba; Madson (Wallyson), Titi, Lucas Fonseca e Raúl (Jussandro); Diones, Feijão, Hélder e Marquinhos Gabriel; William Barbio (Obina) e Fernandão Técnico: Cristóvão Borges

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.