16/06/2024

zigzagdoesporte.com.br

A sua revista eletrônica do esporte

Costa do Marfim e Nigéria conquistaram suas vagas para a Copa 2014

3 min read

Do ZigZag do Esporte com agência AFP/Repescagem para Copa 2014.

Bandeira da Costa do MarfimBandeira da Nigeria

 

CASABLANCA, Marrocos, 16 Nov 2013 (AFP) – Nigéria e Costa do Marfim tornaram-se neste sábado as duas primeiras seleções africanas classificadas para a Copa do Mundo do Brasil-2014, ao eliminar Etiópia e Senegal, respectivamente.

No primeiro jogo do dia, as ‘Super Águias’ da Nigéria fizeram jus ao título de campeão africano ao derrotar a Etiópia em casa por 2 a 0, após ter vencido por 2 a 1 no jogo de ida em Adis Abeba.

Os dois gols da partida foram marcados de bola parada. O meia Victor Moses abriu o placar de pênalti aos 20 minutos de jogo, e seu ‘xará’ Victor Obinna selou o resultado em cobrança de falta aos 37 da etapa final.

Já os marfinenses conquistaram a vaga no sufoco. O Senegal, que perdeu por 3 a 1 o primeiro jogo em Abidjan, ficou a um gol da classificação, quando Moussa Sow abriu o placar aos 31 minutos do segundo tempo, mas Salomon Kalou deixou tudo igual nos acréscimos. A partida deste sábado, foi disputada em Casablanca no Marrocos, porque o Senegal teve seu mando de campo suspenso.

Os ‘Elefantes’ disputarão sua terceira Copa do Mundo seguida, dando oportunidade ao craque Didier Drogba, de 35 anos, de se despedir em grande estilo.

Com a classificação marfinense, além do atacante do Galatasaray, alguns dos melhores jogadores africanos do momento estarão no Brasil no ano que vem, como Gervinho, da Roma, ou Yaya Touré, do Manchester City.

Já a Nigéria disputará a quinta Copa do Mundo da sua história, tentando repetir o desempenho da geração da década de noventa, que chegou às oitavas de final em 1994 e 1998.

A equipe atual esteve no Brasil em junho deste ano, para disputar a Copa das Confederações. Começou sua campanha com goleada de 6 a 1 sobre o ‘saco de pancadas’ Taiti, no Mineirão, mas depois perdeu para os favoritos Uruguai (2 a 1 em Salvador) e Espanha (3 a 0 em Fortaleza) e foi eliminada ainda na primeira fase.

Com o passaporte para o Brasil novamente carimbado, as ‘Super Águias’ esperam alçar vôos mais altos, depois de um grande ano de 2013, que começou com o título da Copa Africana de Nações.

Na ocasião, os nigerianos derrotaram Burkina Faso por 1 a 0 na final, disputada em Johanesburgo, na África do Sul.

Ainda falta definir três vagas do continente para a Copa do Mundo do ano que vem.

Neste domingo será disputado um dos confrontos mais indefinidos. O Camarões de Samuel Eto?o tentará conquistar a vaga em casa diante da Tunísia, após o empate sem gols do jogo de ida.

Na próxima terça-feira a classificação de Gana, melhor do continente da Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, deve ser mera formalidade. No primeiro jogo, os ‘Black Stars’ massacraram o Egito por 6 a 1.

Já o Burkina Faso visita a Argélia, podendo garantir a vaga com um empate após a vitória por 3 a 2 em casa na partida de ida.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.