23/02/2024

zigzagdoesporte.com.br

A sua revista eletrônica do esporte

St-Pierre vence Hendricks em decisão polêmica e anuncia afastamento do MMA; confira os resultados

3 min read

Johny Hendricks-EUA se irrita com o resultado da luta.

Do ZigZag do Esporte/UFC 20 anos.

Getty

Árbitro Mario Yamasaki aponta a vitória de St-Pierre, para alegria do canadense e desespero de Hendricks
Árbitro Mario Yamasaki aponta a vitória de St-Pierre, para alegria do canadense e desespero de Hendricks

A noite de sábado foi, definitivamente, histórica para o MMA mundial. No aniversário de 20 anos do UFC, a “lenda” Georges St-Pierre venceu Johny Hendricks na decisão dividida – e polêmica – dos jurados, e manteve o cinturão dos meio-médios. Após a luta, o canadense anunciou que se afastará temporariamente do esporte, por motivos particulares.

A luta

Conhecido pelo pesado overhand de esquerda, Hendricks já começou a luta buscando emplacar sua marca registrada. St-Pierre, ligado, esquivou-se e conseguiu o takedown. O desafiante não demorou muito para se levantar, e o que se viu então foi trocação alternada com wrestling. Hendricks conseguiu boas cotoveladas e joelhadas no clinch, e chegou a abrir um corte no supercílio do adversário. No fim das contas, um round bom e equilibrado, com vantagem para St-Pierre.

O segundo round começou bem diferente, com trocação franca. Hendricks encaixou ótimos golpes de esquerda e chegou muito perto de nocautear St-Pierre. O árbitro Mario Yamasaki teve até de paralisar a luta quando o protetor bucal do canadense voou no octógono. Hendricks foi, então, para a luta agarrada, e deu tempo para o adversário se recuperar. No final, os atletas voltaram a lutar em pé, e St-Pierre, mais ligado, controlou bem a distância. Mas o round foi claramente de Hendricks.

A polêmica veio no terceiro assalto. Com muito estudo na trocação, St-Pierre, melhor fisicamente, teve leve superioridade. Mas Hendricks, esperto, conseguiu um takedown com cerca de 30 segundos para o fim e marcou pontos importantes.

O quarto round começou novamente com a luta em pé, por cerca de um minuto, antes de Hendricks colocar para baixo mais uma vez. Mas o americano não encontrou tantos espaços para trabalhar o ground and pound e deixou o adversário se levantar, já com o rosto bem castigado. No fim, o desafiante ainda travou a luta no clinch e garantiu uma vitória tranquila.

Veio o quinto e último assalto, e St-Pierre resolveu partir para o tudo ou nada, com muita agressividade na trocação e duas tentativas de finalização. Vitória clara do incansável canadense, e decisão geral da luta na mão dos jurados, que causaram surpresa a boa parte da MGM Grand Arena, em Las Vegas, quando o locutor Bruce Buffer anunciou a vitória de St-Pierre por decisão dividida: 47-48, 48-47 e 48-47.

 

Confira aqui todos os resultados do UFC 167.

Card principal:
Meio-médio: Georges St-Pierre-CAN x Johny Hendricks-EUA – Georges St. Pierre venceu Johny Hendricks venceu por decisão dividida (48-47, 47-48 e 48-47)
Meio-pesado: Rashad Evans-EUA x Chael Sonnen-EUA – Rashad Evans venceu Chael Sonnen por nocaute técnico aos 4min05 do primeiro round
Meio-médio: Rory MacDonald-CAN x Robbie Lawler-EUA – Robbie Lawler venceu Rory MacDonald por decisão dividida (29-28, 28-29 e 29-28)
Meio-médio: Josh Koscheck-EUA x Tyron Woodley-EUA – Tyron Woodley venceu Josh Koscheck por nocaute aos 4min30
Mosca: Tim Elliott-EUA x Ali Bagautinov-RUS – Ali Bagautinov venceu Tim Elliott por decisão unânime (29-28, 29-28 e 30-27)

Card preliminar:
Leve: Donald Cerrone-EUA x Evan Dunham-EUA – Donald Cerrone venceu Evan Dunham por finalização (triângulo) aos 3min49 do segundo round
Médio: Ed Herman-EUA x Thales Leites-BRA – Thales Leites venceu Ed Herman por decisão unânime (30-27, 30-27 e 30-27)
Meio-médio: Brian Ebersole-EUA x Rick Story-EUA – Rick Story venceu Brian Ebersole por decisão unânime (30-27, 30-27 e 30-27)
Galo: Erik Perez-MEX x Edwin Figueroa-EUA – Erik Perez venceu Edwin Figueroa por decisão unânime (30-27, 30-27 e 30-27)
Meio-médio: Jason High-EUA x Anthony Lapsley-EUA – Jason High venceu Anthony Lapsley por decisão unânime (29-28, 29-28, 29-28)
Galo: Will Campuzano-MEX x Sergio Pettis-EUA – Sergio Pettis venceu Will Campuzano por decisão unânime da arbitragem (30-27, 30-27 e 29-28)
Meio-pesado: Cody Donovan-EUA x Gian Villante-EUA – Gian Viliante venceu Cody Donovan por nocaute técnico aos 1min22 do segundo round

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.