Tsitsipas não dá chances ao “azarão” Fokina e conquista o bicampeonato em Monte Carlo.
2 min read
Por Carlos Fiúza de Salvador para o Zigzagdoesporte.com.br

O bicampeonato do torneio. Era mais do que a conquista do título. Para Stefanos Tsitsipas, vencer significava recuperar a confiança e a moral após um temporada irregular. E ele não deu chances ao espanhol Alejandro Fokina. Na final do Master de Monte Carlo, disputada neste domingo, o grego número 5 do mundo fez 2 a 0 – parciais de 6/3 e 7/6 (7-3) – e garantiu mpeonato do torneio.
Tsitsipas vinha de uma temporada sem números expressivos e com péssimos resultados em eventos importantes. Em Mônaco, no entanto, conseguiu uma grande campanha. Na semifinal, despachou com facilidade o alemão Alexander Zverev. Fokina surpreendeu ao eliminar logo na segunda rodada o favorito Novak Djokovic e chegar em sua primeira final de nível ATP.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2022/3/w/W2ptA3QVAXSQoL2d4Xjw/gettyimages-1391942101.jpg)
Stefanos Tsitsipas e Alejandro Fokina durante a final do Masters de Monte Carlo — Foto: Getty Images
O jogo
O grego até começou perdendo, demonstrando um certo nervosismo, mas logo encaixou seu jogo e tomou à frente do placar. Fokina sentiu a pressão e começou a errar bastante. Tsitsipas passou a atuar em cima dos vacilos do espanhol. Ele foi ganhando mais confiança, o que refletiu diretamente suas ações em quadra. O tenista fez subidas ousadas à rede e jogadas difíceis.
Com a torcida a seu favor, Fokina não se rendeu e equilibrou o jogo no segundo set. Mesmo com Tsitsipas bem nas variações, o espanhol conseguiu levar a parcial ao tie-break. O momento de definição pesou para Fokina, que jogou voltou a cometer muito erros. O grego, por sua vez, manteve a consistência e garantiu a vitória.