Chinesa desiste ainda no 1° set, Bia Haddad fica com o título em Birmingham e levanta 3° troféu em 1 semana. VEJA!
3 min readPor Carlos Fiúza de Salvador para o Zigzagdoesporte.com.br
Atual número 32 do mundo no ranking da WTA, Bia Haddad segue fazendo história no tênis feminino. Neste domingo (19), a brasileira levou a melhor sobre a tenista chinesa Zhang Shuai na final do WTA 250 de Birmingham, na Inglaterra, e conquistou o seu segundo título de simples da carreira, e de maneira consecutiva na grama, uma vez que na semana passada foi campeã do Aberto de Nottingham, também em solo inglês.
A vitória de Bia veio ainda no primeiro set, quando o jogo estava 5 a 4 a seu favor, e sua rival desistiu por conta de dores no pescoço. A decisão teve transmissão ao vivo e exclusivo pela ESPN no Star+.
Por ironia do destino, a brasileira encontrou na final a sua parceira de duplas no Aberto de Nottingham, uma vez que, no último fim de semana, ela e Zhang levaram a melhor na decisão do torneio sobre a dupla formada pela americana Caroline Dolehide e a romena Monica Niculescu, por 7/6 e 6/3. Bia, por sua vez, conquistou a dobradinha no torneio, com os títulos de duplas e simples. Ou seja, somando o título em Birmingham, em uma semana Bia levantou três troféus.
No 1° set, Zhang começou melhor e abriu 2 a 0 após quebrar o primeiro serviço de Bia. A brasileira, porém, reagiu, deixou tudo igual e dominou o jogo até chegar ao 5/4 no placar, quando a chinesa pediu desistência.
“Primeiro de tudo, Shuai, eu não tenho como dizer o quanto você mereceu nessa semana. Nós jogamos juntas e você me fez me sentir mais forte. Você é uma jogadora especial e uma pessoa especial”, disse Bia na entrevista após o título.
Assim como Bia, Zhang também havia entrado em quadra mais cedo neste domingo, pela semifinal, vencendo a romena Sorana Cirstea por 2 sets a 1, com parciais de 4/6, 6/1 e 7/6. Porém, a chinesa ainda tem a final de duplas pela frente neste domingo, ao lado da belga Elise Mertens. As rivais são Jelena Ostapenko e Lyudmyla Kichenok.
Bia Haddad, por sua vez, teve a semifinal contra a romena Simona Halep adiada por conta da chuva, neste último sábado (18), e o jogo foi transferido para a manhã deste domingo. E a brasileira precisou de uma vitória por 2 sets a 1 para ir à final, vencendo com parciais de 6/3, 2/6 e 6/4.
Este também foi o 10° jogo de invencibilidade da brasileira, que com o título em Birmingham subirá para o 29° lugar no ranking da WTA, igualando a colocação da lendária Maria Esther Bueno em 1976.
Agora, a brasileira de 26 anos tem 6 títulos no tênis profissional, sendo 4 em duplas e 2 em simples, estes dois últimos conquistados em um intervalo de uma semana.
O WTA 250 de Birmingham é um dos torneios preparatórios para Wimbledon, terceiro Grand Slam do ano, que terá início no próximo dia 27 de junho, e também é disputado na grama.