21/09/2024

zigzagdoesporte.com.br

A sua revista eletrônica do esporte

Swiatek sofre no tie-break, mas vence Jabeur por 2 sets a 0 e é campeã do US Open 2022. VEJA!

3 min read

Por Carlos Fiúza de Salvador para o Zigzagdoesporte.com.br

Iga Swiatek é a campeã do US Open 2022.

Iga Swiatek, tenista polonesa, vibra após ponto contra Ons Jabeur na final feminina do US Open 2022 Elsa/Getty Images.

Atual número 1 do mundo derrotou a tunisiana com parciais de 6/2 e 7/6(5) na decisão do Grand Slam Iga Swiatek é a campeã do US Open 2022.

A tenista polonesa, atual número 1 do mundo, derrotou a tunisiana Ons Jabeur por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 7/6(5).Com o título em Nova York, Swiatek venceu todas as últimas 10 finais que disputou, sendo derrotada em uma decisão de torneio apenas uma vez, a 1ª de sua carreira em 2019. Ela é a primeira tenista desde 2000 que foi conquistou 10 títulos consecutivos do circuito da WTA sem perder um set sequer na final.

Jabeur lamenta sua 2ª derrota em uma final de Grand Slam, uma vez que ela também foi derrotada por Elena Rybakina na decisão de Wimbledon também neste ano. A tunisiana de 28 anos ainda busca seu primeiro título de major da carreira.

A decisão

Swiatek começou melhor a final feminina e aproveitou um certo nervosismo da nº 5 do ranking para quebrar a adversária logo no 1º game de serviço de Jabeur.

Apesar de ter sido quebrada no 5º game do jogo, Iga continou dominando o saque da rival, que confirmou o serviço apenas uma vez na parcial, e fechou o 1º set com um ritmo avassalador. 6 a 2 para a polonesa em pouco mais de 30 minutos de jogo.

No 2º set, Ons não conseguiu mudar a dinâmica da partida e logo foi quebrada mais uma vez. A tunisiana estava perdida em quadra, e Swiatek aproveitava para sufocar a adversária que começava a se irritar. A polonesa chegou a vencer 6 games seguidos e abriu 3 a 0 na 2ª parcial.

Jabeur reagiu novamente no 5º game da parcial, quando confirmou o serviço e quebrou a polonesa logo na sequência, mas no game seguinte, foi quebrada novamente.A final ganhou uma emoção maior quando Swiatek foi quebrada em um game disputadíssimo, e Jabeur empatou o 2º set em 4 a 4.

A polonesa conseguiu confirmar o serviço, de novo, depois de um game disputadíssima. A tunisiana chegou salvar um match point e levou o set para o tie-break.

Nesse momento, a número 1 do mundo protagonizou uma cena inusitada. Precisando de apenas mais um ponto para ser campeã, ela decidiu trocar de raquete e deixou a ex-tenista Teliana Pereira, comentarista da ESPN, incrédula.

As duas tenistas tiveram dificuldades para confirmar o serviço no ‘desempate’ da parcial, mas a polonesa finalmente conseguiu fechar a partida após um 7 a 5 no tie-break do 2º set.

Com a vitória, Swiatek conquista o US Open pela primeira vez e comemora seu 3º título de Grand Slam, após o bicampeonato de Roland Garros em 2020 e 2022.

A polonesa é a primeira tenista a vencer dois majors em um mesmo ano desde Angelique Kerber em 2016.

 

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.