João Chianca, o Chumbinho, bate líder do Circuito Mundial de surfe na final e é campeão em Peniche. VEJA DETALHES DA CONQUISTA!
2 min read
Por Carlos Fiúza de Salvador para o Zigzagdoesporte.com.br
João Chianca dá rasgada em onda durante etapa do Mundial de Surfe Tony Heff/World Surf League via Getty Images
O Brasil segue dominando o Surfe mundial. Nesta terça-feira (14), João Chianca, o Chumbinho, se tornou campeão da etapa de Peniche, em Portugal, a terceira da temporada, ao vencer na final o australiano Jack Robinson, atual líder do Circuito Mundial.
O brasileiro, que havia batido na trave, sendo eliminado nas semifinais nas duas etapas anteriores, realizadas no Havaí, finalmente conseguiu o seu primeiro título na elite do surfe mundial, ao dominar completamente o início da final. Rapidamente, Chumbinho conseguiu duas notas altas (8,50 e 9,07) e deixou o rival precisando de uma combinação. Já na reta final da bateria, Robinson até conseguiu um 8.97, mas não encontrou uma segunda boa onda e o título ficou mesmo com o brasileiro.
Chumbinho, irmão mais novo de Lucas Chumbo, um dos melhores do mundo em ondas gigantes, está no WCT desde o ano passado e já se candidata ao título. No momento, ele soma 22.170 pontos e é o vice-líder do ranking mundial, atrás apenas de Jack Robinson (23.885). Filipe Toledo, atual campeão mundial, que foi muito mal em Peniche, completa o pódio, com 16.075 pontos.
Os brasileiros Caio Ibelli, Yago Dora e Gabriel Medina também estão no Top 10 até aqui. A próxima etapa acontece em Bells Beach, na Austrália, a partir de 4 de abril.
Jovem de 17 anos é campeã entre as mulheres

Na sequência ao título de Chumbinho, foi a hora da final feminina. E Caitlin Simmers, norte-americana de apenas 17 anos, surpreendeu a compatriota Courtney Conlogue, bastante experiente na elite do surfe. A jovem saiu atrás, mas conseguiu a virada com um 7.17 e um 6.33 e manteve a vantagem até acabar a decisão.
O resultado colocou Simmers na vice-líderança do ranking mundial, ao lado de Carissa Moore, com 17.355 pontos. A australiana Molly Picklum é a líder, com 19.490.