10/12/2023

zigzagdoesporte.com.br

A sua revista eletrônica do esporte

Felipe Massa estuda opções legais sobre título da Fórmula 1 de 2008 após declarações de Ecclestone. ENTENDA O FATO!

3 min read

Por Carlos Fiúza de Salvador para o Zigzagdoesporte.com.br

Isso porque foi exatamente no GP de Singapura que o piloto brasileiro, que terminou aquela temporada com 97 pontos, apenas um a menos do que Hamilton, foi prejudicado ao longo do campeonato mundial de 2008.

Vice-campeão mundial da Fórmula 1 em 2008, o brasileiro Felipe Massa estuda medidas legais após perder o título daquela temporada para Lewis Hamilton, à época piloto da MacLaren.

E tudo por conta das recentes declarações dadas por Bernie Ecclestone, ex-chefão da F1, sobre ter tido conhecimento sobre o “Singapuragate”. Isso porque foi exatamente no GP de Singapura que o piloto brasileiro, que terminou aquela temporada com 97 pontos, apenas um a menos do que Hamilton, foi prejudicado ao longo do campeonato mundial de 2008.

Segundo Ecclestone, Hamilton não deveria ter sido o campeão, uma vez que a batida de Nelson Piquet Jr., no muro da curva 14, teria sido proposital para beneficiar Fernando Alonso, à época seu companheiro de equipe pela Renault e que venceu a corrida. Aos ordens foram dadas pelo chefe Flavio Briatore e pelo engenheiro Pat Symonds.

“Decidimos não fazer nada, queríamos proteger o esporte e salvá-lo de um escândalo. Havia uma regra que dizia que a posição de um campeão mundial era intocável após a cerimônia de premiação da FIA. Assim, Hamilton recebeu a taça e tudo ficou bem. Mas tínhamos informações suficientes naquele momento para investigar o assunto. Segundo o regulamento, devíamos ter anulado a corrida em Singapura por essas condições”, disse Ecclestone.

Àquela altura do GP, Massa liderava a corrida e com a batida acabou prejudicado, uma vez que com a bandeira amarela a Ferrari chamou o brasileiro para os boxes, mas o liberou com a mangueira de reabastecimento presa ao carro.

“Reforço que não me interessa o lado financeiro nessa história, e sim a justiça. Se as duas pessoas mais poderosas, o chefão da Fórmula 1 e o chefão da FIA, sabiam em 2008 e se calaram, isso é muito grave e inadmissível para o esporte. A corrida de Singapura afetou diretamente todo o automobilismo brasileiro. Como um título mundial poderia ter alavancado o automobilismo brasileiro nos últimos 15 anos? Nunca mais teremos essa resposta. No momento, estou estudando o que pode ser feito a partir das recentes declarações do Bernie”, disse ao site Globoesporte.com.

“Eu não sei se é possível dividir um título. Se foi comprovado que aquela corrida foi roubada, ela tem que ser cancelada, essa é a justiça. É muito difícil dizer ‘ah, coitadinho’. Não existe ‘coitadinho’ no mundo, a situação é clara”, declarou ao Motorsport.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.