18/04/2024

zigzagdoesporte.com.br

A sua revista eletrônica do esporte

Sinner vence Medvedev de virada em final épica, é campeão do Australian Open. VEJA !

4 min read

Por Carlos Fiúza de Salvador para o Zigzagdoesporte.com.br

O italiano Jannik Sinner é o grande campeão do Austrlian Open de 2024! No começo da manhã deste domingo (28).

Após perder os dois primeiros sets, Jannik Sinner buscou uma virada épica contra Daniil Medvedev e é o campeão do Australian Open 2024! O tenista italiano de 22 anos demonstrou um poder de reação impressionante e derrotou o russo de 27 anos após mais de três horas e meia de partida na Rod Laver Arena e conquistou seu primeiro título de Grand Slam da carreira logo em sua primeira final de major.

Já Medvedev acumula seu terceiro vice em Melbourne após perder em sets diretos para Novak Djokovic em 2021 e também em 2022 após uma outra virada histórica, só que para Rafael Nadal. O russo, que mantém a terceira colocação do ranking da ATP, disputou sua 6ª final de Slam da carreira, tendo vencido apenas o US Open de 2021. Ele também foi vice no US Open de 2019 e 2023.

Sinner, que ocupa a 4ª posição do mundo, encerra sua campanha brilhante no Happy Slam, após eliminar o cabeça de chave nº 1 Djoko na semifinal, Andrey Rublev, 5º do ranking, nas quartas e Karen Khachanov nas oitavas de final. O italiano só não pegou cabeças de chave em dois jogos nas duas semanas.

A final começou com um ritmo alucinante de Medvedev. O russo surpreendeu Sinner sendo bem agressivo e conseguiu quebrar o serviço do italiano logo no 3º game do 1º set. O número 3 do mundo fazia uma atuação quase perfeita e conseguiu fechar a parcial com mais uma quebra de serviço. 6 a 3 em menos de 36 minutos.

Daniil, que não enfrentou nenhum break point, disparou 6 aces e cometeu apenas uma dupla falta na 1ª parcial contra apenas 2 aces e nenhuma dupla falta de Jannik. Já nos Winners, Medvedev também levou a vantagem com 14 bolas vencedoras contra apenas 5 de Sinner, mas também cometeu 14 erros não forçados contra 8 do italiano.

No 2º set, o russo, campeão do US Open 2021, continuou amassando e chegou a abrir 5 a 1 contra o Sinner com duas quebras. Quando o Medvedev foi sacar para fechar a parcial, o italiano reagiu, quebrou o serviço do russo pela primeira vez na final e voltou para o jogo. No entanto, o nº 3 do mundo esfriou o momento do tenista de 22 anos, salvou um break point no 5 a 3 e conseguiu fechar a parcial com o saque.

Sinner conseguiu ser mais agressivo e fez cinco pontos na rede no 2º set, algo que não tinha feito nenhuma vez no 1º set. No entanto, cometou mais erros não forçados (14) do que Medvedev (8) na parcial.

No 3º set, o italiano equilibrou de vez a final e passou a sacar muito melhor e fez 4 aces na parcial. No 4 a 5, Sinner conseguiu quebrar o serviço de Medvedev com muito esforço, levou a parcial em 45 minutos e se manteve vivo na partida.

O tenista de 22 anos continuou sua reação e criou, de fato, uma clima dramático para o Medvedev. O 4º set permaneceu sem quebras e muito disputado até, novamente, o russo de 27 anos sacar sob pressão no 4 a 5. Nesse momento, Sinner cresceu e contou com alguns erros não forçados do russo para vencer a parcial e empatar a final. Jannik ainda oscilava bastante, mas não deixava se abater com alguns erros bobos.

No set decisivo, Medvedev começou a apresentar claros sinais de cansaço e em alguns pontos, não corria para algumas bolas que já considerava “perdidas”. O tenista russo disputou duas partidas de mais de quatro horas durante sua campanha no Melbourne Park e foi o finalista que mais ficou em quadra em uma única edição de Grand Slam. Daniil disputou 31 sets, incluido os da decisão e, ficou 24 horas em quadra durante as duas semanas do Happy Slam.

Já, Sinner, começou o quinto set voando e embalado pelo torcedores. Durante sua campanha, o nº 3 do mundo perdeu apenas um set antes da final e, justamente, para Djokovic na semifinal.

No 6º game da parcial, o tenista italiano quebrou o russo e ficou na frente de Medvedev pela primeira vez na parcial. Sinner manteve a vantagem e confirmou a virada com 6 a 3 no 5º set graças a um ótimo serviço na reta final da partida. Título inédito para Jannik e delírio da torcida italiana presente na Austrália. Foi o primeiro título para a Itália na chave de simples da história do Australian Open.

O jovem tenista italiano também encerrou uma sequência impressionante de Roger Federer, Nadal e Djokovic. A última vez que o campeão do Australian Open não fazia parte do Big Three foi em 2014 com o suiço Stan Wawrinka. Sinner se tornou o segundo jogador mais jovem a vencer uma final de Grand Slam de virada após perder os dois primeiros sets. O recordista é Bjorn Borg que foi campeão de Roland Garros com 18 anos.

A final do Aberto da Austrália de 2024 marcou o 10º encontro entre os tenistas no circuito da ATP. Medvedev ainda leva a melhor com 6 vitórias, mas Sinner derrotou o russo nos últimos 4 encontros, incluindo a semifinal do ATP Finals do ano passado. A decisão do Happy Slam foi o primeiro confronto entre os finalistas em majors.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.