08/12/2025

zigzagdoesporte.com.br

A sua revista eletrônica do esporte

Keno Marley assina com empresa de Jake Paul e vai estrear no boxe profissional. Leia e entenda o fato!

4 min read

Por Carlos Fiúza de Salvador para o Zigzagdoesporte.com.br

Pugilista de 24 anos fará estreia profissional em 2025, mas ainda não tem adversário definido.

Um dos principais nomes do Brasil no boxe nas últimas duas Olimpíadas, Keno Marley foi anunciado pela empresa Most Valuable Promotions (MVP) – fundada pelo youtuber e também lutador Jake Paul. Ele deve fazer sua estreia ainda em 2025 na categoria até 90 kg.

O baiano de 24 anos se destacou no boxe olímpico desde as “categorias de base”, quando foi campeão dos Jogos Olímpicos da Juventude em 2018, realizados em Buenos Aires. No adulto, ganhou duas medalhas de prata em Jogos Pan–Americanos, em Lima-2019 e Santiago-2023.

Em 2021, Keno foi vice-campeão mundial em um torneio organizado pela Associação Internacional de Boxe (IBA) – desfiliada do Comitê Olímpico Internacional (COI) por não cumprir as exigências de governança, finanças e éticas da entidade.

Nas Olimpíadas de Tóquio, Keno fez sua estreia olímpica na categoria meio-pesado, até 81 kg, e chegou até as quartas-de-final, ficando a uma vitória de garantir uma medalha. Nos Jogos de Paris, no ano passado, chegou como um dos candidatos ao pódio na categoria peso pesado, até 92 kg, mas novamente acabou eliminado nas quartas.

Agora, o boxeador prepara uma mudança na carreira e vai fazer sua estreia no boxe profissional ainda este ano. As duas modalidades possuem diferenças significativas, como o número de rounds e as categorias de peso, além de serem organizadas por entidades distintas, com calendários e competições próprias.

“Assinar com a MVP é um passo importante para realizar um sonho. Agora meu foco está totalmente em fazer história e provar que o Brasil tem outro campeão de boxe pronto para dominar o mundo”, celebrou Keno, em comunicado à imprensa.

Os chefões da empresa, Jake Paul e Naksa Bisdarian também celebraram muito a chegada do boxeador na MVP.

“Ele tem um talento de nível mundial que tem o potencial de ser uma estrela global no boxe, como Anderson Silva foi no MMA. Ele já fez história pelo Brasil, agora ele está pronto para dominar as fileiras profissionais. Além do seu conjunto de habilidades de elite e do seu histórico olímpico, a história pessoal do Keno é de verdadeira perseverança – superando perdas inimagináveis, conseguindo um diploma em Educação Física e atualmente cursado licenciatura em Direito, tudo enquanto competia no mais alto nível do boxe amador. Temos orgulho de recebê-lo como nosso primeiro contratado brasileiro.”

E Los Angeles em 2028?

Essa escolha de Keno faz com o brasileiro se afaste dos Jogos Olímpicos. Depois de Paris, o boxeador pediu dispensa da Equipe Olímpica Permanente do Brasil e terminou o 2º semestre de 2024 já se preparando para essa transição de carreira.

No início desse ano, o atleta mais uma vez pediu para não ser convocado para a Equipe Olímpica, já que precisaria treinar e morar em São Paulo, com o foco nas competições do boxe amador, como na Etapa da Copa do Mundo em Foz do Iguaçu-PR, organizada pela World Boxing (nova entidade internacional filiada ao COI).

Mesmo fora da seleção, Keno Marley vai disputar o Campeonato Brasileiro da CBBoxe, marcado para o início do mês de maio, também em Foz do Iguaçu. Ele está inscrito pelo Estado da Bahia na categoria até 90 kg.

Para poder disputar as Olimpíadas de Los Angeles, em 2028, Keno precisa fazer parte da Equipe Olímpica Permanente do Brasil, e conquistar uma vaga para o país nos critérios que serão estabelicidos pela World Boxing, que não contam os eventos organizados no boxe profissional.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.