25/05/2024

zigzagdoesporte.com.br

A sua revista eletrônica do esporte

Lars vence Bacardi Cup em Miami, Torben é pódio

2 min read

DoZigzagdoesporte por Blog sobra as águas.

Dupla brasileira devolve título ao país em 87 anos de competição. Torben Grael fechou a competição em terceiro lugar.

A dupla brasileira formada pelos velejadores Lars Grael e Samuel Gonçalves venceu, neste sábado (8), a Bacardi Cup, realizada em Miami/EUA, na classe Star. Esta foi a primeira vitória de brasileiros após 87 anos de jejum na competição. A regata reuniu mais de 50 barcos na raia, entre campeões mundiais e olímpicos. Lars e Samuel fecharam a prova com cinco pontos. O segundo lugar ficou com os americanos Mark Reynolds e Magnus Liljedahl, com 10 pontos. Quem fechou o pódio, com 12 pontos, foi outro brasileiro, o bicampeão olímpico Torben Grael, com Guilherme Almeida na proa.

“A regata foi bastante difícil, pois competíamos com campeões mundiais e olímpicos na raia. Pretendíamos ficar entre os cinco primeiros colocados, visto o alto nível dos competidores. É muito gratificante devolver este título ao Brasil após 87 anos”, disparou Lars Grael que, ano passado, fisgara o vice-campeonato na edição do ano passado da Bacardi Cup.

Lars voltou a competir mesmo após o acidente que sofrera, em Vitória/ES, em 1998, que causou a amputação de sua perna direita após ser atropelado por uma lancha. De lá para cá, apenas na classe Star Lars subiu ao pódio mais de 30 vezes, entre campeonatos nacionais e internacionais.

Proeiro e ex-aluno do Projeto Grael também campeão

O proeiro Samuel Gonçalves é ex-aluno do Projeto Grael, instituição criada pelos irmãos e velejadores Torben e Lars Grael e o amigo Marcelo Ferreira há 15 anos. Samuel foi um dos primeiros alunos do Projeto e participou de várias oficinas profissionalizantes, todas oferecidas gratuitamente pelo Instituto. Samuel foi convidado a velejar ao lado de Lars Grael em 2010, logo após vencer a regata internacional Cape Town-Rio, ao lado de outros três integrantes do Projeto Grael.

“O Projeto Grael foi um divisor de águas na minha vida. Sinceramente, hoje não imagino outro rumo na minha vida além do que a vela e o Projeto me proporcionaram. É um orgulho muito grande poder velejar ao lado do Lars. Amadureço a cada competição que participamos”, disse o jovem de 24 anos.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.