25/06/2024

zigzagdoesporte.com.br

A sua revista eletrônica do esporte

Teste: Veja quanto seu time se importa com você

6 min read

Por Francisco De Laurentiis, do ESPN.com.br.

ESPN.com.br

Arte Chico
Quanto tempo seu time demora para responder um e-mail com dúvidas do torcedor? O ESPN.com.br fez o teste

Você certamente morre de amores por seu time de coração, mas será que ele se importa da mesma forma com você? Para tirar essa dúvida, o ESPN.com.br fez uma experiência para ver como as equipes brasileiras tratam o torcedores que usam canais de contato nos sites oficiais dos times para tentar tirar dúvidas sobre alguns assuntos relacionados ao futebol.

Usando as áreas de ouvidoria (algumas vezes chamada de Fale Conosco), a reportagem mandou três perguntas (por meio de formulário próprio ou e-mail) para as 20 equipes da primeira divisão mais o Vasco, que está na Série B. Os questionamentos foram todos enviados na última terça-feira, 11/03, às 13h (horário de Brasília). Até a manhã desta sexta, quase 72 horas após as requisições, apenas oito times responderam. A maioria não deu nem satisfação.

As três perguntas feitas aos ouvidores ou assessores responsáveis foram baseadas em algumas das dúvidas mais comuns entre torcedores não-associados, segundo pesquisas. Foram elas:

1) Onde posso comprar ingressos para o jogo do meu time?
2) É possível assistir aos treinos do meu time no CT/estádio?
3) O que tenho que fazer para meu filho entrar junto com os jogadores na partida? 

Os e-mails foram enviados de um endereço normal, como se fossem de um torcedor comum, sem nenhum tipo de associação à ESPN.

Quem foi mais rápido no atendimento ao torcedor foi o Corinthians, que respondeu em apenas 30 minutos. A dupla Gre-Nal também se destacou positivamente: os tricolores enviaram resposta uma hora depois, enquanto os colorados solucionaram as dúvidas em duas horas. O Santos também mostrou agilidade: apenas uma hora.

Outras equipes, contudo, mostraram problemas no atendimento. Ao tentar enviar um formulário com as dúvidas para o Atlético-MG, por exemplo, uma mensagem de erro impede a ação. A reportagem tentou repetir o envio mais 10 vezes na terça, e também na quarta e na quinta, mas não teve sucesso.

Já Bahia e Vitória não possuem área para contato com o torcedor em seus sites oficias – se possuem, está muito bem escondida, o que só atrapalha.

Veja qual foi o feedback dado pelos times via internet:

ATLÉTICO-MG
Quando respondeu: Não respondeu
Motivo: O site apresentou a seguinte mensagem de erro quando o formulário foi enviado: “Erro: Could not instantiate mail function

ATLÉTICO-PR
Quando respondeu: Não respondeu

BAHIA
Quando respondeu: Não respondeu
Motivo: Não foi encontrada área de contato no site oficial da equipe (esporteclubebahia.com.br). A única maneira de contato é pelo site sociodobahia.com.br, para sócios da equipe.

BOTAFOGO
Quando respondeu: Não respondeu

CHAPECOENSE
Quando respondeu: Segundos após o envio do formulário no site oficial, a equipe enviou uma mensagem informando que havia recebido o contato. No entanto, o time catarinense não mandou um novo e-mail respondendo as dúvidas

CORINTHIANS
Quando respondeu: 30 minutos após o envio da mensagem. A resposta esclareceu todas as dúvidas de maneira satisfatória
Trecho da resposta: “Sobre assistir o treino, não é possível, devido à reforma no CT Joaquim Grava. Para seu filho entrar em campo com os jogadores, é só nos avisar com 5 dias de antecedência para comunicarmos o pessoal da assessoria de imprensa”

CORITIBA
Quando respondeu: Quatro horas após o envio da mensagem. A resposta esclareceu todas as dúvidas de maneira satisfatória
Trecho da resposta: “Todos os jogos com mando do Coxa (Couto Pereira) as vendas são feitas nas bilheterias do Estádio e se iniciam 72 horas antes de cada jogo; Visitas ao CT são exclusivas para sócios do Clube; Para ele ser mascotinho ( entrar em campo com os jogadores), ele precisa ser sócio do Coxa”

CRICIÚMA
Quando respondeu: Não respondeu

CRUZEIRO
Quando respondeu: Não respondeu

FIGUEIRENSE
Quando respondeu: 21 horas após o envio da mensagem. A resposta esclareceu duas dúvidas de maneira satisfatória, mas não respondeu se é possível assistir aos treinos da equipe
Trecho da resposta: “A venda de ingressos acontece nas bilheterias do estádio, Figueira Store Centro (Florianópolis), Pro Sport (Trindade). Porém, nas lojas é sempre bom consultar na véspera do jogo se elas realmente irão vender, pois muitas vezes por questões de feriados e horários podem acabar não vendendo”

FLAMENGO
Quando respondeu: Cinco horas após o envio da mensagem. A resposta esclareceu todas as dúvidas de maneira satisfatória
Trecho da resposta: “Para a criança entrar em campo é necessário enviar e-mail ao Departamento Social do clube (flagavea@flamengo.com.br) e realizar a inscrição. Lembramos que a federação de futebol só permite a entrada de crianças com idades entre 4 e 12 anos. Lembramos, ainda, que as crianças devem usar o uniforme completo (short, camisa e meião)”

FLUMINENSE
Quando respondeu: Não respondeu

GOIÁS
Quando respondeu: Não respondeu
Motivo: O site apresentou mensagem de erro quando o formulário foi enviado

GRÊMIO
Quando respondeu: Uma hora após o envio da mensagem. A resposta esclareceu todas as dúvidas de maneira satisfatória
Trecho da resposta: “A criança e responsável devem ser sócios, criança com idade entre 5 e 11 anos. Inscrições iniciam sempre três dias antes da data do jogo sem contar o dia da partida pelo telefone 32193641”

INTERNACIONAL
Quando respondeu: Duas horas após o envio da mensagem. A resposta esclareceu todas as dúvidas de maneira satisfatória
Trecho da resposta: “Confira os dias e horários de treinamentos do grupo de atletas do Internacional pelo site www.internacional.com.br, acessando no menu a opção “Notícias” >>> “Horários de treinamentos”. Os treinos (abertos ou fechados) são definidos pela Comissão Técnica da equipe Profissional meia hora antes do início do mesmo”

PALMEIRAS
Quando respondeu: Quatro horas após o envio da mensagem. A resposta esclareceu todas as dúvidas de maneira satisfatória
Trecho da resposta: “Nossos treinos não são abertos à torcida, mas provavelmente alguns serão no decorrer deste ano. Fique sempre atento às notícias, novidades e promoções do Verdão através de seu site e de suas contas nas redes sociais”

SANTOS
Quando respondeu: Uma hora após o envio da mensagem. A resposta esclareceu todas as dúvidas de maneira satisfatória
Trecho da resposta: “Para solicitar o acesso do seu filho na condição de Mascote, nos jogos do Santos FC você deverá enviar um e-mail com a antecedência de 4 a 3 dias da partida para >>mascotes@santosfc.com.br. (A faixa etária permitida é de idade superior a 5 anos e inferior a 12 anos de idade). Deverá ser adquirido ingresso também para a criança”

SÃO PAULO
Quando respondeu: Não respondeu

SPORT
Quando respondeu: Não respondeu

VASCO
Quando respondeu: Segundos após o envio do formulário no site oficial, a equipe enviou uma mensagem informando que havia recebido o contato. No entanto, o time carioca não mandou um novo e-mail respondendo as dúvidas

VITÓRIA
Quando respondeu: Não respondeu
Motivo: Não foi encontrada área de contato no site oficial da equipe (ecvitoria.com.br). A única maneira de contato é pelo site soumaisvitoria.com.br, para sócios da equipe.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.