19/05/2024

zigzagdoesporte.com.br

A sua revista eletrônica do esporte

CONTINENTAL EM PERIGO

4 min read
BY MAURICIO CASSULINOPublished 
O Continental Pérsio Dirt Park é um dos Trails mais importantes do BrasilMauricio Cassulino
Há 18 anos um garoto decidiu transformar um terreno na Zona Oeste de São Paulo em uma pista para o BMX. Ao ver a pista, outros garotos decidiram ajudar, assim nasceu o Continental Trails que se tornou uma referência no BMX nacional.Nesta semana foi anunciado que o local corre o risco de ser destruído o que gerou grande mobilização na comunidade do BMX. Mas segundo o vereador José Police Neto (PSD-SP) o local ainda pode ser salvo. Para isso será necessário o diálogo entre a comunidade do BMX e os moradores do local.

[+] Enlarge PhotoMauricio CassulinoHoje em dia o Dirt Jumping se tornou uma solução para as regiões que não possuem pistas públicas para praticar o BMX

A reportagem do XGAMES/BMX mergulhou na situação do Continental Trails, conversou com moradores, vereadores e pilotos para entender um problema que afeta e já afetou muitos outros lugares dedicados ao Dirt.

O trails do Continental foram construídos em uma área pública, até ai não existe nenhum problema, afinal praças podem ter quadras de basquete, skateparks e pistas de BMX. Mas em uma tentativa de se organizar foi criado um CDC (Clube da Comunidade). Estas são áreas esportivas em terrenos municipais com administração da comunidade ou entidades. Foi neste ponto que surgiu o problema.

Como não existe no local um projeto de escolinha de BMX ou qualquer projeto que integre a comunidade ao espaço, os moradores se organizaram para pedir uma revitalização do local, e com isso a retirada do campo de futebol e a pista de BMX.

“Coloquei um recurso para revitalizar um espaço que os próprios garotos que usam a pista (…) sabem têm problemas,” declarou o vereador Police Neto “Não dá para eles cada vez que vão usar o espaço no final de semana terem que fazer uma limpeza completa”.

O BMX é bem vindo no local, o maior problema é que o espaço fica abandonado durante a semana servindo como ponto para usuários de drogas e outras pessoas mal intencionadas.

[+] Enlarge PhotoMauricio CassulinoO Continental é passagem obrigatória de pilotos renomados, já passaram por lá nomes como Renato Rezende, Daniel Dhers, Ryan Guttler

Rui Ogawa, piloto e ativista do BMX lamenta a situação do Continental. “Sabemos o quanto a comunidade do BMX se dedicou pelo local, quantos calos na mão, quantos dias de trabalho na chuva com o propósito de ver a cena rolando. Em nenhum outro esporte existe esse tipo de espírito, isto vai muito além do BMX,” explicou.

FIM OU NOVO COMEÇO.

Muitas possibilidades são cogitadas para o futuro do Continental Pérsio Dirt Park. Um novo local para o Dirt é uma das possibilidades, mas existe também a possibilidade de se manter a pista com algumas modificações, além de uma contrapartida da comunidade do BMX.

“Nos últimos três anos passamos a expor a nossa cena de forma diferente, focamos no companheirismo e no trabalho. Compartilhamos o comportamento coletivo e respeito mútuo para com a comunidade entre todos os que frequentam o local,” comentou Blue Herbert, um dos pilotos que nos últimos anos trabalhou para manter o espaço vivo.

[+] Enlarge PhotoMauricio CassulinoTudo começou como uma simples brincadeira, Pérsio e o início do Continetal

Como disse Herbert, respeito mútuo será a chave para salvar o Continental. Os pilotos precisarão desocupar a calçada da praça e principalmente abrir um diálogo com a comunidade, entendendo as demandas dos moradores do bairro.

“Ainda há tempo para ganhar transição com os moradores do Parque Continental. É possível sim ter uma pista ali, isso depende do diálogo da comunidade que vive lá junto com os praticantes que usam a pista,” explica Police Neto, que além de vereador é ativista da bicicleta. “Será necessário fazer alguns ajustes para que todos fiquem satisfeitos, comenta o vereador.

O futuro do Continental está nas mãos do BMX. Neste sábado (22) está marcado uma “Sessão de Despedida”, mas que na verdade poderá ser uma oportunidade de se discutir o problema, e principalmente semear o futuro.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.