Canadá derrota Porto Rico na semifinal e garante vaga no Mundial
2 min read
Canadá derrota Porto Rico na Copa América de basquete e garante vaga no Mundial
Do ZigZag do Esporte
Copa América de Basquete 2013.
Na primeira semifinal da Copa América, o Canadá conseguiu confirmar seu favoritismo e garantiu a primeira vaga no Campeonato Mundial de 2014. Em Xalapa, no México, a seleção da América do Norte encarou Porto Rico e não tomou conhecimento. Com facilidade, as canadenses fizeram 25 pontos de vantagem, carimbando a classificação com 73 a 48.
Favorita a uma das vagas para o Mundial da Turquia, a seleção canadense não demorou a engrenar no confronto decisivo desta sexta-feira, e fez um primeiro quarto arrasador diante de Porto Rico. Sem deixar o time caribenho ‘respirar’, a forte equipe da América do Norte mostrou eficiência no ataque e construiu uma bela vantagem: 26 a 8.
Adversário de estreia da Seleção Brasileira – derrotado por 91 a 54 -, Porto Rico adotou uma postura diferente no segundo quarto e surpreendeu as canadenses. A larga vantagem provocou um relaxamento normal na seleção do Canadá, e o time caribenho soube se aproveitar da situação, tirou cinco pontos no marcador e chegou ao intervalo perdendo por 39 a 26.
A animação de Porto Rico, no entanto, não foi duradoura. No terceiro quarto, Canadá voltou a jogar melhor e tirou a vantagem construída por Porto Rico com certa tranquilidade. Sendo assim, o placar voltava a marcar 18 pontos de vantagem para a seleção da América do Norte, praticamente definindo a vaga para o Mundial com antecedência.
Com o abatimento evidente em quadra, Porto Rico entrou no último quarto apenas para terminar a semifinal de forma honrosa, enquanto o Canadá manteve a mesma postura e abriu uma vantagem ainda maior. Para garantir a vaga no Mundial, a seleção canadense abriu 25 pontos de vantagem, fechando o jogo em 73 a 48.
Apesar da derrota, a seleção de Porto Rico ainda tem chances de se classificar para a competição realizada na Turquia. A equipe caribenha precisa vencer a repescagem contra o perdedor do duelo entre Brasil e Cuba, também nesta sexta-feira. O vencedor desta semifinal também tem passaporte garantido, fechando as três vagas das Américas.
Fonte: ESPN.com.br com Agência Gazeta Press