17/04/2024

zigzagdoesporte.com.br

A sua revista eletrônica do esporte

Rival da seleção, Croácia é ‘amor à camisa’ de verdade; confira a ficha técnica da partida.

3 min read

André Linares, Lucas Borges e Paulo Cobos, de São Paulo (SP).

GETTY

Croácia treinou na Arena Corinthians nesta quarta-feira
Croácia treinou na Arena Corinthians nesta quarta-feira

O técnico Luiz Felipe Scolari se ressente nesta Copa do Mundo de não poder contar com Diego Costa, atacante que fez carreira no futebol espanhol, hoje é ídolo do Atlético de Madri e que acabou escolhendo a Espanha para defender no Mundial após se cansar de esperar pelo Brasil.

A Croácia, adversária da seleção canarinho na estreia da Copa do Mundo, nesta quinta-feira, na Arena Corinthians, com transmissão da ESPN Brasil, vive situação oposta.

Destaques do time, os meias Rakitic, do Sevilla e de saída para o Barcelona e Kovacic, da Internazionale, sequer nasceram na Croácia, mas optaram por defender as cores vermelha e branca quadriculadas. Rakitic é filho de país bósnios croatas, mas desde cedo atuou em clubes da Suíça, sua pátria-mãe. Kovacic é austríaco e começou a carreira no LASK Linz, da própria Áustria.

São herdeiros da última diáspora da Croácia, vivida entre 1991 e 1995, durante a guerra pela independência contra a Sérvia.

VIPCOMM

Seleção Treino Arena Corinthians Felipao 11/06/14
Felipão em treino do Brasil na véspera da estreia

Além deles, nomes de peso como o lateral direito Srna e os atacantes Olic e Mandzukic saíram cedo dos gramados locais para jogarem no futebol no exterior e ainda assim seguem defendendo a seleção croata.

E os europeus têm o meia Sammir e o atacante Eduardo Silva, brasileiros naturalizados, assim como Diego Costa.

“Houve jogadores como esses em outras gerações, eu mesmo nasci na Alemanha. É indescritível jogar pela Croácia, ainda mais para nós que não nascemos lá, não tivemos essa experiência e sempre sentimos amor e orgulho quando defendemos esse país. Sei que eles – Rakitic e Kovacic – nunca tiveram dúvida de que jogariam pela Croácia. Qualquer um que já sentiu essa nação no coração sabe que um dia a defenderá”, disse em entrevista coletiva no estádio do Corinthians, na véspera do confronto com o Brasil, o técnico Niko Kovac, zagueiro da Croácia na Copa da Alemanha-2006- foi derrotado pela seleção brasileira na estreia daquele Mundial por 1 a 0 – e alemão de batismo.

Sem o ‘matador’

GETTY

Eduardo da Silva defenderá a Croácia na Copa do Mundo
Brasileiro Eduardo deve ser reserva quinta

Mandzukic, homem de referência de Pep Guardiola no Bayern de Munique, não poderá enfrentar o Brasil nesta quinta por motivos disciplinares. Ele foi expulso do jogo de vida ou morte na volta dos playoffs das eliminatórias europeias, contra a Islândia.

Em seu lugar podem atuar Jelavic, centroavante do Hull City ou Ivan Olic, companheiro de Luiz Gustavo do Wolfsburg. E até mesmo os dois. Niko Kovac só liberou os primeiros 15 minutos no treinamento desta quarta, na Arena Corinthians e não quis revelar a escalação titular. Modric, craque do time, estrela do Real Madrid, está confirmado.

Histórico recente

Esta é a quarta participação em copas da Croácia, que antes disputava o Mundial como Iugoslávia. O melhor desempenho dos croatas foi uma semifinal, em 1998, na França. Em 2002, no Japão e na Coreia do Sul e em 2006, na Alemanha, não passou da primeira fase.

Perfil da Copa: Brasil e o favoritismo da Copa em casa

FICHA TÉCNICA
BRASIL X CROÁCIA

Evento: 1ª rodada do grupo A da Copa do Mundo de 2014
Local: Arena Corinthians, São Paulo (SP)
Data: 11/06/14, quinta-feira
Horário: 17h (de Brasília)
Arbitragem: Yuichi Nishimura (Japão)
Auxiliares: Toru Sagara e Toshiyuki Nagi (ambos do Japão)

BRASIL: Júlio César; Daniel Alves, David Luiz, Thiago Silva e Marcelo; Luiz Gustavo, Paulinho e Oscar; Hulk, Neymar e Fred
Técnico: Luiz Felipe Scolari

CROÁCIA: Pletikosa; Srna, Lovren (Schildenfeld), Corluka e Vrsaljko; Vukojević (Jelavic), Modric, Kovacic e Rakitic; Perisic e Olic
Técnico: Niko Kovac

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.