16/09/2024

zigzagdoesporte.com.br

A sua revista eletrônica do esporte

GIRO DA COPA; CONFIRA OS JOGOS DO DOMINGO.

6 min read

Do Zigzagdoesporte por espn.com.br com Carlos Machado.

Messi estreia com Argentina na Copa, diante da Bósnia.

GETTY

Messi faz alongamento em seu primeiro contato com o Maracanã
Messi faz alongamento em seu primeiro contato com o Maracanã

O Maracanã recebe neste domingo, pela sexta vez, um jogador com título de melhor do mundo. Mas ao pisar no gramado e abrir a participação do mítico estádio na Copa do Mundo de 2014, no duelo entre Argentina e Bósnia, pelo Grupo F, às 19h, Lionel Messi fará História. Será a primeira vez que um jogador estrangeiro detentor de título de melhor do mundo jogará pela sua seleção no estádio.

Outros cinco melhores do mundo já estiveram em ação no Maracanã. Todos eles brasileiros, fosse por clubes ou seleção brasileira. Alguns têm passagem histórica, como Romário e sua atuação de gala contra o Uruguai, em 1993, nas Eliminatórias para a Copa do ano seguinte. Outros, nem tanto, como Ronaldo e a derrota de 1 a 0 em um amistoso diante da própria Argentina, em 1998.

Rivaldo, Kaká e Ronaldinho, os outros três, já atuaram no Maracanã pela seleção e deixaram gols. O primeiro em um empate em 2 a 2 com o Uruguai, pelas Eliminatórias da Copa de 2002, em 2000. Os outros em uma goleada de 5 a 1 sobre o Equador, em 2007, pelas Eliminatórias da Copa de 2010. Mas um gringo melhor do mundo, ainda não.

O encontro de Messi com o Maracanã aconteceu neste sábado. Nem mesmo os quatro títulos individuais dados pela Fifa, um recorde, foram capazes de tornar o momento indiferente. Messi sorriu com os companheiros, contemplou o estádio. Quatro horas antes, em seu perfil oficial no Facebook, o craque já demonstrara ansiedade em entrar no estádio.

“Com muita vontade de jogar no grande Maracanã pela primeira vez na minha vida e para começar com o pé direito no Mundial Vamos com tudo”, escreveu o craque.

A tarefa para os bósnios, que vai participar da Copa pela primeira vez, é mesmo indigesta. Lionel Messi, aos 26 anos, vem sedento pelo que lhe falta na carreira: sucesso com a camisa argentina. A Copa do Mundo aparece como o melhor atalho para marcar seu nome diante de seu povo. Será o terceiro mundial de Messi. Em 2006 e 2010, o craque teve participações distintas. E fez apenas um gol, em 2006, na Sérvia, quando ainda era um garoto com potencial.

De lá para cá, o garoto cresceu, tornou-se ícone de bom futebol em todo mundo e abocanhou os quatro títulos de melhor do mundo da Fifa. A Copa do Mundo muda parâmetros na vida de um jogador. Até mesmo de Messi. O argentino está ansioso. O Maracanã, também. O quatro vezes melhor do mundo no Maior do Mundo.

FICHA TÉCNICA 
ARGENTINA X BÓSNIA-HERZEGOVINA
Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 15 de junho de 2014, domingo
Horário: 19 horas (de Brasília)
Árbitro: Joel Aguilar, de El Salvador
Assistentes: William Torres e Juan Zumba, ambos de El Salvador

ARGENTINA: Romero; Zabaleta, Campagnaro, Garay, Fernández, Rojo, Maxi Rodríguez, Mascherano, Di María; Messi e Aguero
Técnico: Alejandro Sabella

BÓSNIA-HERZEGOVINA: Begovic; Lulic, Spahic, Bicakcic (Salihovic) e Kolasinac; Besic, Pjnaic, Hajrovic, Misimovic e Mujdza; Dzeko
Técnico: Safet Susic

Diante dos  hondurenhos, França tenta se reinventar para brilhar outra vez.

A seleção de Honduras ganhou fama de violenta após amistoso contra o Brasil.

Há quatro anos, na África do Sul, a França viveu o pior momento futebolístico de sua história: durante a disputa da Copa do Mundo, os jogadores se rebelaram contra o então técnico Raymond Domenech – inclusive com um xingamento famoso de Nicolas Anelka ao ex-treinador -, houve greve, e os resultados foram pífios em campo. Assim, a vice-campeã de 2006 cairia já na fase de grupos.

Logo depois, Laurent Blanc iniciou a retomada do orgulho francês e, na Eurocopa-2012, caiu nas quartas de final para a Espanha. Ele acabou demitido, e um herói nacional assumiu o comando: Didier Deschamps, capitão na conquista mundial em 1998.

A caminhada, porém, voltou a ser instável, e a classificação para o Brasil aconteceu apenas na repescagem com uma virada improvável diante da Ucrânia (derrota por 2 a 0 fora, vitória por 3 a 0 em casa).

Neste domingo, no Estádio do Beira-Rio, em Porto Alegre, diante de Honduras, a França tenta provar que se reinventou. E duas vezes: afinal, além da renovação no elenco, perdeu sua principal estrela, Franck Ribéry.

A ESPN BRASIL E O WATCHESPN TRANSMITEM AO VIVO O DUELO FRANÇA X HONDURAS A PARTIR DAS 16H (DE BRASÍLIA)

Apenas cinco jogadores do atual elenco estavam presentes no fiasco de 2010: Hugo Lloris (hoje capitão), Bacary Sagna, Patrice Evra, Mathieu Valbuena e Karim Benzema. Não por acaso, todos serão titulares na estreia da Copa deste ano.

REUTERS

Didier Deschamps tem a missão de comandar uma renovada seleção francesa
Didier Deschamps tem a missão de comandar uma renovada seleção francesa

“Há algum tempo já estamos pensando sobre essa partida. Nós tivemos quatro semanas de preparação, e todos estão ansiosos para começar a Copa do Mundo com uma boa vitória”, disse o goleiro do Tottenham sábado, na entrevista coletiva.

Sobre o papel de liderança com o jovem elenco, Lloris afirmou: “Sim, temos jogadores jovens, mas também outros experientes para orientá-los. Estamos aqui para dar exemplo e dar as melhores condições possíveis, eliminar todas as dúvidas”.

Dúvidas sobre um ambiente conturbado em 2010, mas que neste ano melhorou, segundo o goleiro. O técnico Didier Deschamps também disse que não se importa se jogadores não possuem afinidades, mas que dentro de campo “mostrem coesão”.

O capitão de 1998 admitiu que ter um grupo renovado pode fazer diferença. Para o bem ou para o mal. “Eu falo com eles (os mais jovens) com muita frequência. É importante sinalizar para eles, falar individualmente, cada um tem a sua personalidade, a gente não sabe como cada um pode reagir à Copa. O fato de ser jovem não é uma vantagem, os mais experientes sabem digerir melhor essa pressão”, admitiu.

O rival deste domingo, por outro lado, entra como franco atirador, assim como aconteceu com a Costa Rica diante do Uruguai e com vitória surpreendente dos centro-americanos por 3 a 1. “Tenho que parabenizar Jorge (Luis Pinto, técnico) e a Costa Rica, conheço como ele trabalha, não me surpreende. Temos que pensar à frente, não para trás. Somos conscientes do que temos que fazer. Honduras está atenta, temos consciência de nossa fortaleza, e vamos mostrar amanhã”, garantiu o técnico Luis Fernando Suárez.

REUTERS

Corrente dos jogadores de Honduras antes do treino no Beira-Rio
Corrente dos jogadores de Honduras antes do treino no Beira-Rio

Os hondurenhos se tornaram foco de discussão nesta semana depois que Deschamps chamou o estilo de jogo rival de “agressivo”. A repercussão foi alta dentro do elenco de La Sele, e o treinador explicou a situação: “Temos atitude, caráter, fome; não violência.”

Para o duelo no Beira-Rio, a França leva uma dúvida: Giroud ou Griezmann formará o trio de ataque com Valbuena e Benzema. Conforme falou Deschamps, o jogo físico é o diferencial dos hondurenhos, o que deixa o atacante do Arsenal com leve vantagem. Pelo lado de Honduras, há a dúvida se Carlo Costly terá ou não um companheiro na frente. Jerry Bengtson pode ser substituído para a entrada do meio-campista Marvin Chávez.

O árbitro da partida será o representante brasileiro Sandro Meira Ricci.

FICHA TÉCNICA
FRANÇA X HONDURAS

Local: Estádio do Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Data: domingo, 15 de junho
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Sandro Meira Ricci (BRA)
Auxiliares: Emerson de Carvalho (BRA) e Marcelo Van Gasse (BRA)

FRANÇA: Lloris; Debuchy (Sagna), Varane, Sacko e Evra; Matuidi, Sissoko e Cabaye; Valbuena, Benzema e Giroud (Griezmann). Técnico: Didier Deschamps.

HONDURAS: Valladares; Beckeles, Mayor Figuerea, Bernardez e Izaguirre; Najar, Garrido, Wilson Palacios e Espinoza; Costly e Bengtson (Chávez). Técnico: Luis Fernando Suárez.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.