18/04/2024

zigzagdoesporte.com.br

A sua revista eletrônica do esporte

CBAt divulga critérios de classificação para o Pan-Americano de Toronto de 2015; confira.

2 min read

Tanto a seleção masculina quanto a feminina caíram na mesma chave dos Estados Unidos, maior potência do mundo na modalidade.

Do Zigzagdoesporte.com.br por ESPN.com.br.

WAGNER DO CARMO/CBAT

Marilson Gomes é vice-líder no ranking de 2014 dos 10.000m
Marilson Gomes é vice-líder no ranking de 2014 dos 10.000m

A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) divulgou nesta terça-feira os critérios de qualificação dos atletas para a disputa dos Jogos Pan-Americanos de 2015, em Toronto, no Canadá. Os critérios foram informados ao COB pela Organização Desportiva Pan-Americana (ODEPA). A novidade é a adoção de índices mínimos de participação, que não existia até a última edição da competição, realizada em Guadalajara, no México, em 2011.

Assim, a CBAt convocará o primeiro colocado do ranking brasileiro no período de 1º de janeiro a 7 de junho de 2015, nas provas individuais. Será convocado um segundo atleta desde que obtenha marca equivalente à do 6º colocado do Ranking Pan-Americano de 2014.

No caso de, em qualquer prova, três ou mais atletas obtiverem o índice, serão convocados os primeiros classificados do ranking brasileiro, no mesmo período. Nos revezamentos, serão chamados os atletas que estiverem entre os seis primeiros do Ranking Pan-Americano de 2014, com destaque para os primeiros colocados nos 100, 200 e 400 m do Troféu Brasil de Atletismo de 2015, além dos melhores no ranking nacional nas provas individuais.

Para ilustrar, considerando os rankings de 2014 disponíveis no site da CBAt, os representantes brasileiros classificados para o Pan nos 100m seriam Jefferson Lucindo e Ana Claudia Lemos. Se os tempos de hoje valessem, Marilson Gomes da Silva não estaria automaticamente classificado para os 10.000m: ele é o segundo na lista, atrás de Giovani dos Santos.

No caso da maratona e da marcha 50 km, as marcas já estão valendo: serão convocados os dois primeiros colocados, no masculino e no feminino, do ranking brasileiro no período de 1º de janeiro de 2014 a 7 de junho de 2015.

Nestas duas últimas modalidades, os classificados automaticamente para o torneio do ano que vem seriam hoje Mário José Júnior e Claudio dos Santos (marcha atlética 50km) e Franck Caldeira, Ubiratan dos Santos, Marily dos Santos e Antônia Bernardete Lins da Silva (maratona).

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.