13/04/2024

zigzagdoesporte.com.br

A sua revista eletrônica do esporte

Grêmio recebe o Bahia para apagar mancha de atos racistas na Arena; confira detalhes e ficha técnica da partida.

3 min read

Marinho Saldanha Do UOL, em Porto Alegre.

Três dias depois de ser palco da derrota para o Santos com atos racistas contra o goleiro Aranha, a Arena do Grêmio volta a receber uma partida. Pela 18ª rodada do Brasileirão, o adversário será o Bahia, neste domingo, às 18h30. E o compromisso vai além do gramado. A meta é provar que o racismo sofrido pelo camisa 1 santista foi algo isolado e dar um basta na discriminação.

A iniciativa tem duas frentes. A primeira é institucional. Com objetivo de se defender do julgamento que será realizado no STJD, o Grêmio se manifestou oficialmente repudiando os atos, identificou e puniu alguns torcedores e retomou campanhas contra o racismo. No sábado, um vídeo foi lançado no canal oficial do clube no Youtube. O material lembrava ídolos negros que vestiram a camisa azul, branca a preta e pedia o fim de qualquer ato de discriminação.

Além das ações do clube, os torcedores também iniciaram movimento pelo fim do racismo. O termo ‘macaco’ foi banido oficialmente das músicas entoadas pela torcida organizada Jovem, e a expectativa é que a Geral do Grêmio, maior organizada do clube, tenha atitude semelhante. Mesmo sendo oposição a atual gestão e consolidada como movimento político inclusive com conselheiros eleitos.

Sob a ótica gremista, o bom comportamento da torcida contra o Bahia será vital para amenizar o dano causado pelos atos racistas de alguns torcedores contra o goleiro Aranha, em duelo da Copa do Brasil, na quinta-feira. Se conseguir apagar, ou ao menos reduzir aquela marca, o clube tem chances de evitar uma pena mais dura nos tribunais.

Dentro de campo, o Tricolor espera se recuperar do infortúnio inesperado. Em relação ao time que perdeu para o Santos por 2 a 0, Felipe Bastos volta ao meio-campo colocando Walace no banco. No ataque, Luan não atuará por força de uma lesão muscular, dando lugar a Alán Ruiz.

Já o Bahia está motivado pela vitória do meio de semana por 2 a 0 contra o Internacional pela Sul-Americana. No Brasileiro, o time comandado por Gilson Kleina vem de três empates seguidos. Em campo, Léo Gago não poderá atuar pois pertence ao Grêmio e está emprestado. Marcos Aurélio, por sua vez, sofreu uma lesão no joelho e fica fora. Maxi, que não enfrentou o Inter, volta após apresentar quadro de gripe.

“São dois jogos [Grêmio e Coritiba] muito importantes, nos quais a gente vai dar o máximo para sair com a vitória. Que a gente continue assim até terminar o primeiro turno”, disse o lateral esquerdo Pará, da equipe baiana.

GRÊMIO X BAHIA

Data: 31/08/2014 (domingo)
Horário: 18h30 (de Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Péricles Bassols Cortez (RJ)
Auxiliares: Rodrigo Correa e Dibert Pedrosa (ambos cariocas)

Grêmio
Marcelo Grohe; Pará, Werley, Rhodolfo e Zé Roberto; Felipe Bastos, Ramiro e Giuliano; Alán Ruiz, Dudu e Barcos.
Técnico: Luiz Felipe Scolari

Bahia
Marcelo Lomba; Roniery, Lucas Fonseca, Titi e Pará; Rafael Miranda, Fahel, Diego Macedo e Emanuel; Rafinha e Henrique.
Técnico: Gilson Kleina

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.