Para a história: virada sobre o Coritiba foi a maior do Fla em uma Copa do Brasil; confira.
2 min read

Nunca foi tão difícil. Mas, também, nunca foi tão histórico para o Flamengo na Copa do Brasil. A virada sobre o Coritiba nesta quarta-feira foi a maior alcançada pelo clube no torneio nacional. Nunca os rubro-negros tinham saído em tamanha desvantagem no primeiro jogo e depois conseguiram inverter para conseguir a classificação.
Um dos maiores vencedores da Copa do Brasil, com três títulos, o Flamengo coleciona histórico boas campanhas, com idas à semifinal e quartas de final. No entanto, em duas oportunidades o clube acabou derrotado de forma inapelável no jogo de ida e não conseguiu se recuperar. A primeira, em 1998, nas oitavas de final. O time que tinha Romário foi goleado por 5 a 0. Na volta, no Maracanã, goleou, mas por 5 a 2, e acabou eliminado.
Dois anos depois, o Flamengo, ainda em ressaca em meio à conquista do bicampeonato carioca, foi derrotado por 4 a 0 no Maracanã. No jogo de volta, na Vila Belmiro, outra derrota, por 4 a 2, e o adeus nas quartas de final. Recuperar-se de uma pancada na Copa do Brasil, portanto, e tarefa difícil, o que só valoriza o feito do Flamengo nesta quarta-feira.
“A gente acreditava que poderia passar, mas sempre fui sincero nas entrevistas e com os jogadores. Tenho experiência e já ganhei um jogo de seis minutos. Se falar que calculei que ia fazer três é tudo mentira”, disse Vanderlei Luxemburgo.
Confira as viradas do Fla na Copa do Brasil
1993 – Oitavas de final
Paysandu 3×2 Flamengo
Flamengo 3×0 Paysandu
1996 – Quartas de final
Internacional 3×2 Flamengo
Flamengo 3×1 Internacional
1997 – Oitavas de final
Rio Branco-AC 2×1 Flamengo
Flamengo 5×1 Rio Branco-AC
2003 – Segunda fase (avançou nos pênaltis)
Ceará 1×0 Flamengo
Flamengo 1×0 Ceará
2013 – Oitavas de final
Cruzeiro 2×1 Flamengo
Flamengo 1×0 Cruzeiro