Brasil aprende ‘lição asiática’, atropela a China e põe um pé e meio na 3ª fase do Mundial.
2 min read
Do Zigzagdoesporte.com.br por ESPN.com.br.

“Vamos tomar um puxão de orelha pelo jogo contra a Coreia para entrar mais focados contra a China”, avisou Murilo ainda depois da vitória contra a Bulgária nesta quarta-feira. Dito e feito. O Brasil entrou em quadra muito ligado nesta quinta, mostrou que aprendeu a ‘lição asiática’ e atropelou os chineses: 3 sets a 0, com parciais de 25-14, 25-23 e 25-18.
Depois de sofrer com a escola de defesa e paciência dos times asiáticos – a vitória por 3 sets a 2 contra a frágil foi a única que fez o Brasil perder ponto até aqui no Mundial -, Bernardinho fez vários elogios aos chineses e prometeu estudar muito mais o jogo do rival. A preparação toda apareceu logo de cara: o primeiro set foi um verdadeiro atropelo. Bloqueios, aces, ataques… o Brasil marcou de todas as formas e fechou facilmente a parcial.
O segundo set foi bem mais equilibrado, com a China bem melhor do outro lado de quadra. Em nenhum momento, porém, o Brasil perdeu o controle do placar e administrou a pequena vantagem para fechar a parcial em 25-23.
O susto serviu para acordar o Brasil mais uma vez. De novo com um ótimo saque, a seleção comandou a parcial desde o começo e fechou em fáceis 25 a 18.
Como vem sendo costumeiro, Lucarelli foi o grande destaque do Brasil, com 19 pontos marcados – e bem divididos em todos os fundamentos (12 no ataque, três de bloqueio e quatro de saque).
“A equipe está crescendo, está mais confiante”, comemorou Bernardinho em entrevista ao Sportv. “Nossa equipe evoluiu muito. A gente sabia desde o começo o que tinha que melhorar e trabalhamos muito duro. Viemos duas semanas antes, fizemos vários amistosos. Todos se empenharam muito”, concluiu Sidão, também em entrevista aoSportv.
A vitória, porém, ainda não coloca o Brasil na terceira fase do Mundial de vôlei. Com 15 pontos, o time de Bernardinho segue perfeito e liderando o grupo F – os três primeiros se classificam. A vaga antecipada, porém, não veio por conta da vitória simultânea do Canadá para cima da Finlândia, também por 3 sets a 0.
A classificação tem tudo para ser confirmada no sábado. Depois de um dia de folga, o Brasil volta à quadra justamente para enfrentar o Canadá, a partir das 11h40 (horário de Brasília).