07/05/2024

zigzagdoesporte.com.br

A sua revista eletrônica do esporte

Veja por que Novak Djokovic e Marcelo Melo são os favoritos no ATP Finals; confira.

4 min read

Guilherme Nagamine, do ESPN.com.br.

ESPN.COM.BR

Novak Djokovic e Marcelo melo são os favoritos no ATP Finals
Novak Djokovic e Marcelo Melo são os favoritos no ATP Finals

O ATP Finals começa neste domingo e os favoritos parecem bem claros. Na disputa de simples, o sérvio Novak Djokovic busca fechar um ano em que foi totalmente dominante. Nas duplas, o brasileiro Marcelo Melo, com uma reta final de temporada espetacular e que tem como parceiro o croata Ivan Dodig, é visto como uma boa aposta para o título. Líderes dos respectivos rankings, tanto o sérvio como brasileiro chegaram a Londres como o centro das atenções.

Abaixo, o ESPN.com.br lista fatos que credenciam Djokovic e Melo ao ‘título’ de grandes alvos na competição.

 

NÚMEROS DE NOVAK DJOKOVIC

GETTY IMAGES

Djokovic vem de ano espetacular
Djokovic vem de ano espetacular
  • homem a liderar o ranking do primeiro ao último dia em um mesmo ano. A temporada espetacular garantiu isso ao sérvio, que irá se juntar a uma lista que conta com Roger Federer, Ivan Lendl, Jimmy Connors, Pete Sampras e Lleyton Hewitt. Ele ainda se tornou o 3º homem na Era Aberta a chegar nas finais dos 4 Majors no mesmo ano, igualando Federer e Rod Laver.
  • 8
  • finais de Masters 1000, um recorde no circuito. Em outras palavras, ele chegou à decisão em todos os torneios do tipo que participou – não foi para Madrid. Além disso, venceu seis deles (Indian Wells, Miami, Monte Carlo, Roma, Xangai e Paris), um outro recorde, superando Rafael Nadal, Rod Laver, Jimmy Connors e ele próprio, com 5 conquistas no mesmo ano.
  • 27
  • vitórias sobre adversários do top 10 ao longo da temporada. Novamente, outro recorde que o sérvio estabeleceu. Antes, a maior marca no quesito era dele mesmo e de Rafael Nadal, com 24 triunfos cada um.

NÚMEROS DE MARCELO MELO

GETTY

Marcelo Melo comemora com sua dupla Ivan Dodig o título em Paris
Marcelo Melo comemora com sua dupla Ivan Dodig o título em Paris
  • 16
  • vitórias consecutivas. Desde a derrota para a Croácia na disputa da Copa Davis, em setembro, Marcelo Melo não sabe o quer é perder no circuito da ATP. Ele venceu 15 duplas adversárias no período – enfrentou duas vezes a parceria colombiana formada por Juan Sebastián Cabal e Roberto Farah.
  • 4
  • títulos consecutivos. O número de vitórias seguidas significa também taças. Mas não foi de qualquer torneio. Ele venceu dois ATP 500 (Tóquio e Viena) e dois Masters 1000 (Xangai e Paris). Pela primeira vez na carreira ele conquistou dois torneios da série 1000 no mesmo ano.
  • 3
  • parceiros diferentes acompanharam Melo nesta sequência. Sempre com Ivan Dodig, com quem conquistou o Masters de Paris, o brasileiro não teve ele nos torneios anteriores que conquistou. Em Tóquio e Xangai, quem o acompanhou foi o sul-africano Raven Klaasen. Em Viena, o polonês Lukasz Kubot foi seu companheiro. Melo ainda levantou a taça de Roland Garros e de Acapulco com Dodig.

O TORNEIO

Competição que reúne os oito melhores do ranking de simples e as oito melhores duplas do ano, o ATP Finals tem um sistema de disputa diferente. A primeira fase conta dois grupos com quatro atletas ou duplas cada. Os dois primeiros de cada chave avançam para as semifinais.

Entre este domingo e a próximo sábado, serão sempre quatro jogos por dia, divididos em duas sessões. A sessão diurna começará sempre às 10h (de Brasília) com um jogo de duplas, seguido de um duelo de simples, que nunca começará antes das 12h (de Brasília).

A sessão noturna segue o mesmo princípio – primeiro de duplas, depois simples -, com a primeira partida sempre a partir das 16h (de Brasília) e a subsequente não antes das 18h (de Brasília) – a exceção está na sexta-feira, quando o primeiro jogo começará 15h45.

No domingo, a final de duplas está programada para começar às 13h30 (de Brasília). A decisão de simples, não antes das 16h (de Brasília).

OS GRUPOS DO FINALS

SIMPLES

Stan Smith
Novak Djokovic (SER)
Roger Federer (SUI)
Tomas Berdych (TCH)
Kei Nishikori (JAP)

Illie Nastase
Andy Murray (GBR)
Stan Wawrinka (SUI)
Rafael Nadal (ESP)
David Ferrer (ESP)

DUPLAS

Fleming/McEnroe
Ivan Dodig (CRO)/Marcelo Melo (BRA)
Jean Julien-Rojer (HOL)/Horia Tecau (ROM)
Pierre-Hugues Herbert (FRA)/Nicolas Mahut (FRA)
Marcin Matkowski (POL)/Nenad Zimonjic (SER)

Ashe/Smith
Bob Bryan (EUA)/Mike Bryan (EUA)
Jamie Murray (GBR)/John Peers (AUS)
Simone Bolelli (ITA)/Fabio Fognini (ITA)
Rohan Bopanna (IND)/Florin Mergea (ROM)

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.