26/04/2024

zigzagdoesporte.com.br

A sua revista eletrônica do esporte

Gustavo Borges e Rogério Sampaio entram no Hall da Fama do COB. VEJA!

3 min read

Por Carlos Fiúza de Salvador para o Zigzagdoesporte.com.br

Lista do COB conta, agora, com 25 nomes após as adições mais recentes .

A exatos dois anos para a abertura das Olimpíadas de ParisGustavo Borges e Rogério Sampaio entraram no Hall da Fama do Comitê Olímpico Brasileiro. Tanto o ex-nadador como o ex-judoca tiveram suas mãos eternizadas durante evento realizado em São Paulo nesta terça-feira.

“Acho que a data não poderia ser mais especial. 26 de julho é o dia da minha estreia olímpica, em Barcelona-1992. A expectativa é muito grande de estar aqui com vocês e receber essa homenagem. É espetacular relembrar e poder reviver essa memória, me encontrando com amigos e medalhistas. É muita emoção. Essa história olímpica começou em 1992 e terminou em 2004. Obrigado a todos, de coração”, celebrou Borges, que tem quatro medalhas olímpicas no currículo.

Gustavo participou de quatro Jogos Olímpicos e, em sua primeira disputa, aos 19 anos, conquistou a prata nos 100m livre em Barcelona. Naquela ocasião, ele bateu o recorde de nadadores sul-americanos.

Quatro anos mais tarde, em Atlanta, o nadador garantiu o bronze na mesma prova e ainda terminou em segundo nos 200m livre. Já em Sydney-2000, ficou na terceira colocação nos 4x100m livre, subindo mais uma vez ao pódio. Por fim, também cabe destacar as 19 conquistas em Jogos Pan-americanos.

Rogério Sampaio tendo as mãos eternizadas em São Paulo Também em Barcelona-92, mas no judô de até 65kg, Rogério Sampaio faturou a medalha de ouro – a única individual de atletas brasileiros naquela edição. Ele recebeu a placa de Paulo Wanderley, atual presidente do COB e seu treinador à época.

“Celebrar esse momento tão especial para mim é muito emocionante. No dia 1º de agosto completo 30 anos do maior momento da minha carreira. Eu me lembro muito das emoções daquele dia. Lembro dos primeiros sentimentos que tive, podendo me sentir ao lado dos meus ídolos, que acompanhei por grande parte da minha carreira e me inspiraram nos treinamentos. Hoje, fazendo parte do Hall da Fama, eu também me sinto mais ao lado de outros atletas que se tornaram ídolos do esporte brasileiro”, declarou Sampaio, atual diretor-geral do COB.

“Fico bastante orgulhoso. É um momento muito especial, pois acompanhei a trajetória do Gustavo e principalmente a do Rogério, mais de perto, em Barcelona”, acrescentou Paulo Wanderley.

Com as adições desta terça-feira, o Hall da Fama do COB passa a contar com 25 homenageados. Entre eles, em relação ao judô, destaque para Aurélio Miguel (ouro em Seul-1988 e bronze em Atlanta-1996) e Chiaki Ishii (bronze em Munique-1972). Já quanto à natação, há outros dois grandes nomes do esporte nacional: Tetsuo Okamoto (bronze em Helsinque-1952) e Maria Lenk (primeira mulher sul-americana a participar de uma Olimpíada, em Los Angeles-1932).

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.