Maratonista número 1 do mundo, Rita Jeptoo tem doping confirmado; confira.
2 min readDo Zigzagdoesporte.com.br por ESPN.com.br com agência Gazeta Press.
Maratonista número 1 do mundo, a queniana Rita Jeptoo teve seu doping confirmado neste sábado, após ser flagrada pelo uso da substância EPO (eritropoietina), hormônio que produz glóbulos vermelhos no sangue, melhorando o desempenho. Após ser pega pela primeira vez, a tricampeã da Maratona de Boston pediu para que a amostra B de sua urina fosse analisada novamente, porém o exame atestou o doping mais uma vez.
Jeptoo é dona da melhor marca do mundo na temporada, com 2h18min57s, realizada na Maratona de Boston no dia 21 de abril. Após o anúncio de seu doping no mês de novembro, ela negou que havia utilizado a substância. A Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF) comunicou que será feita uma audiência para concluir o caso no início de janeiro.
Presidente da Federação Queniana de Atletismo, Isaiah Kiplagat defendeu a honra de seu país ao lembrar que outros países são donos de muitos mais casos de doping.
“Se você comparar com atletas banidos por outras federações, como a Rússia e China, o Quênia ainda está longe”, disse o mandatário.