Veja como foi a preparação de Cruzeiro, Atlético e Flamengo para a 30ª rodada do brasileirão
5 min readDo ZigZag do Esporte.
Campeonato brasileiro 30ª rodada.
Marcelo Oliveira confirma Dedé e Henrique contra o Coritiba.
O técnico Marcelo Oliveira tem o time do Cruzeiro praticamente definido para a partida de domingo, contra o Coritiba, no Couto Pereira. Sem Lucas Silva, que vai cumprir suspensão, Henrique será escalado no meio-campo. Na defesa, o zagueiro Dedé retornou da seleção brasileira, e o treinador confirmou sua volta na vaga de Léo.
“O Léo foi muito firme, muito bem, é um jogador em que podemos confiar sempre, mas o Dedé é nosso zagueiro de seleção, faz uma diferença enorme na bola aérea. Ele deve retornar sim, já está treinando com o grupo e vai nos ajudar neste próximo domingo”, disse Marcelo Oliveira, que sinalizou ainda a volta de Ceará no lugar de Mayke na lateral direita.
“Em princípio volta o Ceará, mas os dois estão desgastados fisicamente. A avaliação foi entregue hoje para mim. Como temos tempo para o jogo, ainda estamos cuidando disso. Se tiver alguém pouco acima do normal, nós substituimos”, declarou.
Com as prováveis mudanças, o Cruzeiro deverá entrar em campo diante do Coritiba com a seguinte formação: Fábio; Ceará, Dedé, Bruno Rodrigo e Egídio; Nilton, Henrique, Everton Ribeiro e Ricardo Goulart; Willian e Borges.
Com vários desfalques, Cuca esboça equipe para enfrentar o Flamengo.
Gazeta Press
O técnico Cuca comandou nesta sexta-feira um treinamento tático na Cidade do Galo, e esboçou uma possível formação para encarar o Flamengo, neste domingo, no Independência. O treinador terá vários desfalques e foi obrigado a recorrer a atletas das categorias de base para formar a equipe.
O time que treinou como titular teve a seguinte formação: Victor; Carlos César, Leonardo Silva, Emerson e Lucas Cândido; Pierre, Rosinei e Leleu; Neto Berola, Fernandinho e Jô. O goleiro Victor será julgado pelo STJD e pode ser mais um problema para Cuca. Neste caso, a opção seria manter Giovanni na meta do Atlético-MG.
Existia a expectativa pelo aproveitamento do meia-atacante Guilherme, que se recupera de lesão, mas como o atleta tem um histórico de contusões, a comissão técnica alvinegra optou por deixar o jogador de fora da relação da partida contra os cariocas. Nesta sexta-feira, o atleta fez um treinamento separado dos demais companheiros.
Nada menos que seis atletas terão que cumprir suspensão por excesso de cartões amarelos ou expulsões. Contra o Atlético-PR, o lateral direito Marcos Rocha e o avante Alecsandro foram expulsos. Já os volantes Leandro Donizete e Josué e os atacantes Luan e Diego Tardelli receberam o terceiro cartão amarelo. Além dos problemas de suspensão, Cuca tem Dátolo, Réver e Ronaldinho Gaúcho no departamento médico.
Jayme decide poupar três titulares e Fla terá seis desfalques contra o Atlético-MG.
Pedro Henrique Torre/ESPN.com.br
Jayme entrou na sala de entrevistas do Ninho do Urubu apressado. Sorrindo, ele justificou o motivo da pressa:
“Estou de carona, né? Cantarelle fica lá fora buzinando, pressionando”, brincou o técnico sobre seu auxiliar.
A descontração serviu para amenizar o quebra-cabeça ao qual o técnico terá enfrentar para escalar o time diante do Atlético-MG, domingo, no Estádio Independência. Sem André Santos e Chicão, suspensos, e João Paulo, lesionado, a comissão técnica decidiu poupar três jogadores pelo forte desgaste: Léo Moura, Elias e Paulinho.
A medida tem como base a partida contra o Bahia, na última quinta-feira. Todos os jogadores que serão poupados sentiram o desgaste e pediram até para ser substituídos. Pelo limite de trocas, Jayme conseguiu tirar apenas Elias antes do fim da partida.
“Não digo time misto, é o Flamengo que vai lá. Respeito em todos eles,acredito em todos eles. O entrosamento vai ter dificuldade. Temos tido dificuldade com suspensão, lesão e estão muitos degastados. Como teos uma decisão na quarta-feira resolvemos segurar alguns jogadores. A gente não abdica do Brasileiro”, disse Jayme de Almeida.
Durante o treinamento desta sexta-feira, apenas alguns titulares apareceram em campo, como Léo Moura, Chicão, André santos, Paulinho e Hernane. O restante permaneceu na academia. A única exceção foi Carlos Eduardo. Embora tenha iniciado o jogo contra o Bahia, o meia-atacante foi substituído no intervalo e por isso participou do treino tático com os reservas no Ninho do Urubu.
Perguntado se a opção de poupar titulares deixava claro a prioridade pela Copa do Brasil, Jayme fechou a expressão e negou. Mas admitiu que ao chegar 40 pontos no Campeonato Brasileiro a tranquilidade para a reta final da competição. Jayme voltou a ressaltar que o desgaste de alguns jogadores contra o Bahia foi grande. Inicialmente, Rafinha entraria em campo para substituir um esgotado Paulinho. Mas com o pedido urgente de Elias para deixar o jogo, Jayme optou por colocar Val em campo, o que lhe rendeu vaias.
“É porque contra o Bahia o nosso time demonstrou que os jogadores precisavam de desgaste. A gente ainda não se livrou do rebaixamento. Se a gente colocar esses atletas para jogar domingo, jogar quarta e jogar domingo…achei melhor tirar. São cinco jogadores que vão descansar, contando com os suspensos. Em nenhum momento acho que o Flamengo não tem de correr atrás. Tem de continuar lutando. Para sair dessa zona, a partir do momento que chegamos nessa situação, com 40 pontos, a cada ponto é ótimo. Pontuando sempre a gente sai”, explicou o treinador rubro-negro.
Neste sábado pela manhã, Jayme de Almeida comanda mais um treinamento tático para definir a escalação para o jogo diante do Atlético-MG. Segundo ele, ainda haverá uma conversa com os próprios atletas que serão escalados. Depois, Jayme promete, haverá a divulgação.