Federação de Futebol da França suspenderá Benzema da seleção, diz imprensa; confira e entenda o caso.
2 min readDo Zigzagdoesporte.com.br por Carlos Fiúza com agência EFE.
A Federação Francesa de Futebol (FFF) suspenderá o atacante Karim Benzema da seleção do país devido às acusações de suposto envolvimento em um caso de chantagem ao companheiro Mathieu Valbuena com um vídeo sexual, afirmaram nesta sexta-feira os jornais L’Équipe e Le Parisien.
O presidente da FFF, Noel Le Graet, anunciará a decisão na próxima quinta-feira durante a entrevista coletiva posterior à reunião do Comitê Executivo da entidade, indicam os dois jornais.
O Le Parisien explica que Benzema será suspenso temporariamente até que a Justiça francesa esclareça seu nível de envolvimento na suposta chantagem a Valbuena, seu companheiro de seleção.
O atacante foi acusado de “cumplicidade em tentativa de chantagem” e “participação em uma associação de malfeitores” após ter prestado depoimento à juíza responsável pelo caso no último dia 5 de novembro. Como medida cautelar, ela proibiu que Benzema entre em contato com os outros acusados e com o próprio Valbuena.
A decisão da magistrada torna praticamente impossível uma convocação de ambos os atletas, complicando a situação do atacante do Real Madrid e do técnico da França, Didier Deschamps.
Até então, a FFF apoiava Benzema de forma cautelosa, alegando presunção de inocência. Mas, na semana passada, depois de o jornal Le Monde ter publicado uma entrevista em que Valbuena faz duras críticas a Benzema, Le Graet parece ter mudado de atitude.
Em primeiro lugar, a federação decidiu se apresentar como parte civil no caso para ter acesso ao processo. E, segundo os jornais L’Équipe e Le Parisien, a entidade dará agora o próximo passo, que é suspender o atacante.
Faltando poucos meses para o início da Eurocopa, que será realizada na França e com grande favoritismo dos donos da casa, a FFF parece querer enterrar qualquer chance de desestabilização do grupo formado por Deschamps.
Além disso, Le Graet está sofrendo pressões políticas. O primeiro-ministro da França, Manuel Valls, afirmou recentemente que jogadores sem condutas exemplares não devem ser convocados. Já o ministro de Esportes, Patrick Kanner, pediu diretamente que qualquer atleta acusado não faça parte da seleção.