Fora do Eixo: Esgrima – Inteligência, estratégia e velocidade no ‘vovô’ do Ocidente; confira.
3 min readBianca Daga, do ESPN.com.br.
Os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro serão os primeiros da história disputados na América do Sul. A edição carioca terá 42 modalidades, entre elas o rugby e o golfe, que estão de volta à maior competição esportiva do mundo depois de muitos anos. Até a data da cerimônia de abertura dos Jogos, no dia 5 de agosto de 2016, o ESPN.com.br trará, sempre na primeira semana de cada mês, o quadro “Fora do Eixo”, com o objetivo de contar um pouco mais sobre dez esportes que não são tão conhecidos – alguns, nem um pouco tradicionais – do grande público brasileiro: como são disputados, desde quando fazem parte do programa olímpico, qual sua origem, quais os atletas do Brasil que podem brigar por boas colocações, entre outras informações para você ficar por dentro.
COMO É?
Em uma pista metálica de 14 metros de comprimento por 1,5 a 2 metros de largura, o objetivo é tocar o corpo do adversário com uma arma de ponta cega, o maior número de vezes possível.
Para isso, um sistema eletrônico conectado à arma de cada atleta contabiliza um ponto conquistado a cada toque. Um sensor na ponta da arma ascenderá uma luz vermelha ou verde (dependendo do lado em que estiver o competidor) para indicar os pontos e o vencedor. Se as duas luzes ascenderem, a decisão será do árbitro.
Tanto no masculino quanto no feminino, há disputas de espada, florete e sabre individual. Além disso, entre as mulheres, há provas de espada e sabre por equipes (três + um reserva), e entre os homens, espada e florete por equipes (três + um reserva).
As competições individuais duram três rounds de 3 minutos ou até um competidor marcar 15 pontos, enquanto por equipe duram nove rounds de 3 minutos ou até o trio marcar 45 pontos.
As regras estão diretamente ligadas aos tipos de armas, e são três. A espada é mais rígida e pesada, tem 110 cm, 770 gramas e permite marcar ponto quando sua ponta atinge qualquer parte do corpo do adversário. O florete é feito de lâmina leve, tem 90 cm, 500 gramas e permite marcar pontos quando sua ponta encosta no tronco ou na virilha do oponente. E o sabre tem lâmina mais curta e flexível – permitindo movimentos muito rápidos -, 88 cm, 500 gramas e permite marcar pontos quando toca o adversário acima da linha da cintura.
HISTÓRIA
O termo esgrima vem do vocábulo alemão skirjman, que significa proteger. A origem do nome e do esporte – considerado o mais antigo do Ocidente – não poderia ser mais natural. Os povos da Antiguidade usavam espadas para atacar e se defender durante as inúmeras batalhas e guerras que travavam. Com o passar dos anos, as armas foram evoluindo para os revólveres, por exemplo, com a invenção da pólvora.
Restou ao lado esportivo manter a tradição das antigas espadas. As primeiras escolas de esgrima surgiram na França do século XVII, e os primeiros esgrimistas reconhecidos foram os franceses Daner, Lafaugére e Juan Luis, que ajudaram a definir as regras. A Federação Internacional de Esgrima só foi criada em 1913, e o primeiro Campeonato Mundial foi organizado em 1921, em Paris.
CURIOSIDADE
A esgrima foi um dos esportes praticados pelo Barão Pierre de Coubertin, conhecido como fundador dos Jogos Olímpicos da Era Moderna.