Canoagem suspende Romênia e Belarus às vésperas do Rio 2016. Entenda o fato.
2 min readDo Zigzagdoesporte.com.br por Gazeta Press.
Os canoístas da Romênia e Belarus estão impedidos de competir nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016 por uma decisão da Federação Internacional de Canoagem (FIC), que suspendeu as equipes e federações nacionais por um ano por doping. A decisão foi anunciada neste sábado.
“Essa é uma mensagem clara de que a FIC tem tolerância zero com trapaça e fará tudo que é possível para removê-la do nosso esporte. Estou desapontado que chegamos a este ponto, mas tenho certeza de que essa ação reforçará que apoiamos a competição limpa e nada mais será tolerado”, disse o presidente José Perurena.
Segundo a entidade internacional, há evidências de doping sistêmico na equipe romena de canoagem, com a maioria dos casos relacionados ao uso de meldonium, substância proibida desde 31 de dezembro. Como parte da federação nacional, o time romeno está suspenso por um ano de todas as competições internacionais, incluindo os Jogos Olímpicos.
A pena foi a mesma aplicada à Belarus em outro caso. Segundo a FIC, cinco atletas do time masculino foram considerados culpado por violação da legislação antidoping e há evidência do uso de substâncias proibidas durante um camping de treinamento este ano, na França.
A Agência Antidoping Francesa está trabalhado com a entidade internacional em um caso criminal contra o time bielorrusso. A FIC tem até segunda-feira para realocar as vagas deixadas pelos atletas de Romênia e Belarus nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.