São Paulo joga para não ficar só no Brasil em 2017, o que não acontece desde 2002; confira.
3 min readDo Zigzagdoesporte.com.br por ESPN.com.br.
Na 12ª colocação do Campeonato Brasileiro, com 39 pontos conquistados até aqui, o São Paulo, que enfrenta neste sábado a Ponte Preta, às 17h (de Brasília), no Morumbi, terá um objetivo nesta temporada: não deixar de jogar fora do Brasil em 2017.
Caso o São Paulo não se classifique para a Sul-Americana, ele não disputaria nenhuma competição continental pela primeira vez desde 2002.
Àquela oportunidade, há 14 anos, o “Tricolor” ficou de fora da Libertadores – que contou com São Caetano, Grêmio, Flamengo e Atlético-PR entre os representantes brasileiros – e da própria Sul-Americana, que não teve nenhum time brasileiro na disputa.
Desde então, ou esteve em uma, ou em outra ou até mesmo nas duas ao mesmo tempo.
A partir de 2002, o São Paulo jogou dez vezes a Libertadores – foi campeão em 2005 -, nove vezes a Sul-Americana – ganhador em 2012 – e uma vez o Mundial de Clubes da Fifa – também detentor do troféu, em 2005, no Japão.
Sua posição atual na tabela deixaria o time paulistano como último classificado para a Copa Sul-Americana do próximo ano, após as mudanças divulgadas há algumas semanas pela Conmebol.
Ele ainda poderá ficar apenas na 14ª colocação para ir ao certame, caso o campeão da Copa do Brasil esteja dentro do G-6 e a Chapecoense seja campeã e termine o Brasileirão com uma das seis vagas asseguradas para o segundo principal torneio de clubes da América do Sul.
Enquanto não sabe se vai a algum torneio continental, o São Paulo faz as contas para se livrar rapidamente do perigo de rebaixamento.
“Nos últimos anos a matemática que vem sendo adotada é a dos 45 pontos, as equipes estão se livrando da zona de rebaixamento com esses pontos. Esse ano não é diferente e acredito que os 45 pontos nos livra dessa situação incômoda”, disse o zagueiro Douglas, que deverá ser reserva tricolor contra a Ponte.
FICHA TÉCNICA:
SÃO PAULO X PONTE PRETA
Data: 22 de outubro, sábado
Horário: 17h (de Brasília)
Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (PE)
Assistentes: Clovis Amaral da Silva e Cleberson do Nascimento Leite (ambos PE)
SÃO PAULO: Denis; Wesley, Lyanco (Douglas), Rodrigo Caio e Mena; Thiago Mendes, João Schmidt, Kelvin, Cueva e Robson; Chávez. Técnico: Ricardo Gomes
PONTE PRETA: Aranha, Nino Paraíba, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Reinaldo; João Vitor, Maycon e Thiago Galhardo (Wendel); Rhayner, Clayson e Roger. Técnico:Eduardo Baptista.