Bahia 2 x 0 Atlético-GO – Tricolor vence e volta à Libertadores pela 4ª vez. VEJA OS GOLS, MELHORES MOMENTOS E A FICHA TÉCNICA DO JOGO.
4 min readPor Carlos Fiúza de Salvador para o Zigzagdoesporte.com.br
O Bahia está garantido na Copa Libertadores 2025. Neste domingo (08), pela 38ª e última rodada do Brasileirão 2024, o time de Salvador recebeu o Atlético-GO, na Arena Fonte Nova, e fez o dever de casa ao vencer o adversário goiano por 2 a 0, confirmando seu retorno à maior competição internacional da América do Sul após 35 anos.
O resultado levou o Bahia a 53 pontos, garantindo a 8ª colocação e uma vaga na Pré-Libertadores na próxima temporada. A última vez que o time nordestino havia disputado a competição foi em 1989, quando foi eliminado nas quartas de final pelo Internacional. Do outro lado, o Atlético-GO termina o Brasileirão na vice-lanterna, com 30.
O JOGO
Aos quatro minutos, Everton Ribeiro dá belo passe em profundidade e Thaciano aparece cara a cara com o Ronaldo, mas o bandeira marca impedimento.
No minuto seis, a zaga do Bahia bate cabeça e Derek sai de frente para o gol de Danilo Fernandes, mas chuta a bola pra fora e perde um gol incrível. Aos nove minutos, Luciano Juba cobra escanteio curto para Everton Ribeiro, que cruza na área para Gabriel Xavier cabecear com perigo e a bola passa raspando a trave de Ronaldo.
Aos 14 minutos, Shaylon corta para dentro e arrisca de fora da área, mas Danilo Fernandes encaixa tranquilamente. Incrível, Lucho. Aos 21 minutos, o Bahia consegue recuperar a bola na entrada da área com Gilberto, que abriu para Lucho Rodríguez invadir a área e chutar na saída de Ronaldo, mas a bola foi para fora. Inacreditável a chance que desperdiça o Bahia.
Bela jogada construída pelo Bahia, da defesa ao ataque no minuto 23. Luciano Juba recebeu de Caio Alexandre e cruzou da intermediária esquerda para Ademir chegar chutando da direita por cobertura, mas a bola foi para fora por milímetros.
Ronaldo salva o Dragão!
Aos 26 minutos, Thaciano recebe em profundidade na área e cruza da direita para Luciano Rodriguez que se joga para tocar a bola, entretanto, o goleiro Ronaldo também se joga e salva o Dragão na Fonte Nova. Lucho faz linda jogada e toca para Ademir invadir a área Rubro-Negra, mas Ronaldo sai bem e defende com a perna direita. Mais um gol perdido pelo Tricolor. Na jogada seguinte, Lucho fica com a sobra e bate cruzado, mas Ronaldo defende tranquilamente.
Após cobrança de escanteio de Everton Ribeiro, o zagueiro Gabriel Xavier sobe no meio da zaga e cabeceia forte. A bola bate caprichosamente na trave e vai para fora. Bahia perto do primeiro gol!
GOOOOOOOOOOL DO BAHIA, THACIANO!
Finalmente o gol saiu, e foi aos 40 minutos da primeira etapa! A jogada começou pela direita com Ademir, que fez o cruzamento para a área. Adriano Martins não conseguiu alcançar a bola, e Thaciano, de cabeça, finalizou com força. Ronaldo até tocou na bola, mas não conseguiu impedir. O Bahia sai na frente com gol de seu artilheiro!
SEGUNDO TEMPO
SALVA DANILO FERNANDES. Aos seis minutos, Roni tenta o chute de fora da área, mas a bola é interceptada por Alix, que bate colocado. Danilo Fernandes salta e num lance espetacular, faz linda defesa, salvando o Bahia. Aos dez minutos, o uruguaio Luciano Rodríguez passa no meio de dois e é derrubado dentro da área. Gustavo Bauermann assinalou o pênalti e o camisa 17 marcou o segundo do Tricolor na partida! 2×0 Bahia!
Lacava falha e erra o passe na entrada da área. A bola sobra para Ademir, que dispara um chute forte. Mais uma vez, Ronaldo se vira como pode e faz a defesa. Aos 34 minutos, Janderson manda uma bomba de fora da área e manda perto do gol de Danilo Fernandes.
GOLS E OS MELHORES MOMENTOS:
FICHA TÉCNICA
Bahia 2×0 Atlético-GO
Campeonato Brasileiro – 38ª rodada
Local: Casa de Apostas Arena Fonte Nova
Data: 03/12/2024
Horário: 16h
Árbitro: Gustavo Bauermann (SC)
Assistentes: Thiaggo Americano Labes e Bruno Muller (SC)
VAR: Rodolpho Toski Marques (FIFA-PR)
Transmissão: Premiere
Cartões amarelos: Gonzalo Freitas (Atlético); Acevedo, Yago Felipe e Everaldo (Bahia).
Gols: Thaciano e Lucho Rodríguez (Bahia).
Bahia: Danilo Fernandes; Gilberto, Gabriel Xavier, Kanu e Luciano Juba; Caio Alexandre (Acevedo), Jean Lucas (Yago Felipe), Thaciano (Biel) e Everton Ribeiro (Cauly); Ademir (Everaldo) e Lucho Rodríguez. Técnico: Rogério Ceni.
Atlético Goianiense: Ronaldo; Maguinho, Adriano Martins (Pedro Henrique), Alix e Guilherme Romão; Roni, Gonzalo Freitas (Luiz gustabi) e Rhaldney (Lacava); Shaylon (Janderson), Derek (Hurtado) e Alejo Cruz.