Liberada por federação, 1ª trans do vôlei brasileiro estreia neste domingo; confira !
2 min readDo Zigzagdoesporte.com.br por UOL, em São Paulo.
-
Reprodução / Arquivo pessoal
Isabelle Neris, 25, vai ser a primeira atleta trans em competições femininas de vôlei no Brasil
O domingo (05) será especial para Isabelle Neris, 25, que vai estrear com a camisa do time Voleiras em um torneio amador de São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba. Não só para ela, no entanto: a presença da jogadora representará um momento histórico para todo o vôlei do país. Autorizada pela FPV (Federação Paranaense de Voleibol), Isabelle será a primeira atleta transexual registrada em um time feminino do país.
Isabelle entrou para a equipe em maio de 2016 e já participou de dois torneios amadores femininos. Em ambos, relatou ter sido vítima de preconceito. Na última quinta-feira (02), depois de um trâmite burocrático, as Voleiras conseguiram liberação para usar a atleta em partidas oficiais.
Para isso, foi necessário apresentar documento de mudança de nome civil, identidade social e resultados de testes hormonais. Isabelle precisou provar que não tem nível de testosterona superior ao de outras atletas – ela faz tratamento desde os 17 anos.
A liberação da jogadora segue uma tendência global. A FIVB (Federação Internacional de Vôlei) permitiu que a brasileira Tiffany Abreu, que também é trans, atuasse com mulheres na Itália.
“A partir de que começou a repercutir as informações sobre ela, eu tomei coragem e conversei com a comissão técnica do meu time e falei: ‘se ela pode, é um sonho possível, então eu também posso'”, contou Isabelle ao site “Paraná Portal”.
A estreia de Isabelle está agendada para 12h (de Brasília). O torneio de São José dos Pinhais servirá como preparação para a Taça Curitiba, que acontecerá entre os dias 20 e 24 de março – a jogadora também será inscrita.