Qualifying do Rio Open de 2019 é divulgado com nova geração de tenistas; confira.
3 min readCarlos Fiúza de Salvador para o Zigzagdoesporte.com.br direto da redação.
A Associação de Tenistas Profissionais, a ATP, divulgou nesta terça-feira os jogadores classificados para o qualifying do Rio Open, que acontece entre 16 e 24 de fevereiro, no Jockey Club Brasileiro. A fase classificatória do maior torneio de tênis da América do Sul será realizada nos dois primeiros dias, 16 e 17, e definirá quatro tenistas que ganharão uma vaga na chave principal, com inicio dia 18. A entrada para o qualifying é franca. Os ingressos para a chave principal estão à venda em tudus.com.br/rioopen, com preços a partir de R$ 30.
A nova geração aparece em peso na lista. O britânico Cameron Norrie, de 23 anos, é o atual número 64 do mundo. Ele já fez uma final de ATP neste ano, em Auckland, e vem se destacando deste a última temporada, quando representou muito bem o seu país na Copa Davis durante a ausência de Andy Murray.
Outro nome de destaque é o canadense Felix Auger-Aliassime, um dos maiores prodígios dos últimos anos. Aos 14 anos e sete meses de idade, ele se tornou o tenista mais jovem a passar pelo qualifying e a vencer um jogo de chave principal de Challenger. Aos 18 anos, ele já tem quatro títulos de Challenger, marca similar à de nomes como Novak Djokovic e Juan Martin del Potro na mesma idade. Ele também venceu o US Open juvenil em 2016.
O paulista Rogério Dutra Silva representará o Brasil na luta pela vaga. Semifinalista do Rio Open em 2017, o norueguês Casper Ruud também jogará o qualifying, assim como o sueco Elias Ymer, o boliviano Hugo Dellien e o italiano Lorenzo Sonego.
“O público terá a chance de ver, com entrada gratuita, nomes que prometem ser o futuro do circuito. O Auger-Aliassime tem impressionado o mundo do tênis com um currículo de profissional mesmo ainda sendo adolescente. O Norrie vem em grande ascensão e tem tudo para estourar de vez neste ano. Sem falar no nosso guerreiro Rogerinho, que vai contar com todo o apoio dos torcedores”, afirmou Luiz Carvalho, Diretor do Torneio.
O qualifying é composto por uma chave com 16 tenistas. Outras três vagas serão preenchidas com wild card (convites).
Quem vencer duas rodadas entra na chave principal, que já tem cinco jogadores entre os 25 melhores do mundo: o austríaco Dominic Thiem, vice-campeão de Roland Garros, os italianos Fabio Fognini e Marco Cecchinato, o argentino Diego Schwartzman, atual campeão, e o espanhol Pablo Carreño Busta. Os brasileiros Thiago Monteiro e Thiago Wild receberam os dois primeiros convites.
Cameron Norrie (GBR) – 64o
Pedro Sousa (POR) – 101o
Juan Ignacio Londero (ARG) – 112o
Lorenzo Sonego (ITA) – 113o
Paolo Lorenzi (ITA) – 114o
Elias Ymer (SUE) – 116o
Marco Trungelliti (ARG) – 117o
Hugo Dellien (BOL) – 119o
Casper Ruud (NOR) – 126o
Carlos Berlocq (ARG) – 135o
Rogério Dutra Silva (BRA) – 139o
Pedro Martinez (ESP) – 162o
Alternates:
Alessandro Gianessi (ITA) – 167o.
Andrea Arnaboldi (ITA) – 175o.
Horacio Zeballos (ARG) – 190o.
Kimmer Coppejans (BEL) – 195o.
Matteo Donati (ITA) – 207o.
Joao Domingues (POR) – 213o.
Thomaz Bellucci (BRA) – 223o.
Federico Gaio (ITA) – 226o.
Gian Marco Moroni (ITA) – 229o.
Kevin Krawietz (GER) – 232o.